Atlético Mineiro Esporte Clube

links patrocinados

Atlético Mineiro Esporte Clube

Atlético Mineiro Esporte Clube

O Clube Atlético Mineiro é o time mais antigo do estado de Minas Gerais, tendo sido fundado em março de 1908. Popularmente conhecido como Galo, é o time que mais ganhou títulos oficiais no futebol brasileiro e, segundo pesquisas, possui a torcida que mais compareceu ao estádio em toda a história do Campeonato Brasileiro de Futebol (Brasileirão). Atualmente, conta com o patrocínio das marcas BMG, Brahma e Pepsi, além de ter o material esportivo fornecido pela Topper.

História

Em 1915, o Atlético ganhou o primeiro campeonato oficial de Minas Gerais, que foi organizada pela Liga Mineira de Esportes Terrestres, que viria a ser a Federação Mineira de Futebol (FMF). Em 1937, o time foi o Campeão dos Campeões do Brasil, a primeira disputa interestadual oficial do país. Na década de 80, estava em alta e era hegemônico no estado, tendo ganhado oito títulos do Campeonato Mineiro em dez anos.

Alguns dos ídolos que passaram pelo Galo incluem: Reinaldo (maior artilheiro do time), com 255 gols, Dadá Maravilha, com 211 gols, Mário de Castro, com 195 gols, Guará, com 168, e Lucas com 152. Os técnicos que merecem destaque são: Telé Santana, que comandou 434 partidas pelo Atlético, Procópio Cardoso, com 328 jogos e João Lacerda Filho (conhecido como “Barbatana”), com 227 partidas. Os goleiros que deixaram saudade são Taffarel, Velloso e Diego. Os principais rivais do time são o Cruzeiro (clássico mineiro) e o Flamengo.

Situação atual

Em 2005, o Atlético passou pela pior fase do time, tendo sido rebaixado para a série B do Campeonato Brasileiro, embora tenha voltado a primeira divisão ao sair vitorioso da série no ano seguinte. Em 2008, foi comemorado o centenário do clube. Em 2009, contratou o atacante Diego Tardelli, que vem dando resultados e melhorando a imagem do time. Aos poucos, as críticas da torcida também estão sendo ouvidas pelos diretores do clube.

Curiosidades

No site oficial do time, é possível acompanhar a evolução do escudo do Atlético, inclusive baixar os arquivos de imagem em alta resolução. O mascote do clube é o galo, que segundo reza a lenda, foi baseado em um galo carijó que não perdia uma briga em Belo Horizonte. O chargista Mangabeira fez um desenho que acabou popularizando o apelido e oficializando o animal como mascote.

Alguns dos títulos conquistados pelo Atlético incluem: duas vezes campeão da Copa Continental, além de uma conquista no Campeonato Brasileiro, uma no Campeonato Brasileiro – Série B, uma vitória na Copa dos Campeões do Brasil e uma na Copa Campeões Estaduais, além de quarenta vezes vencedor do Campeonato Mineiro (sendo o maior vencedor da história do estado, seu maior rival, o Cruzeiro, possui trinta e seis vitórias. Em terceiro lugar vem o América, maior rival do Atlético no início do futebol, com quinze títulos).

O Clube possui seis lojas oficiais com produtos do time. Além disso, há a opção de fazer compras de produtos na loja online, que oferece diferentes produtos, como camisetas, calças, bonés, chaveiros, entre outros, além de linha feminina e infantil.

<2>Fotos

Atlético Mineiro Esporte ClubeAtlético Mineiro Esporte Clube
Campeão Brasileiro de 2006Campeão Brasileiro de 2006
Jogadores do timeJogadores do time

Pesquisar
Artigos Relacionados