Arroz integral: benefícios para a saúde

links patrocinados

Arroz integral: benefícios para a saúde

Arroz integral: previne o câncer de mama

O arroz integral é um alimento que não costuma ser consumido com frequência pelas famílias brasileiras. A maioria das pessoas escolhe o arroz branco ou o parboilizado para seu consumo. O gosto realmente não é o melhor entre os três, mas os benefícios para a saúde do arroz integral são vários e incluem, entre outras coisas, prevenção do câncer de mama e de doenças cardiovasculares.

Os benefícios são trazidos pelo arroz integral graças à presença de vitaminas do complexo B. Além disso, a presença de diversos sais minerais, aminoácidos e proteínas. Além disso, o arroz integral é boa fonte de carboidratos, dispensando o consumo de doces, que podem ser prejudiciais à saúde em geral.

Outros benefícios para a saúde que o arroz integral traz

Arroz integral: benefícios para a saúde Arroz integral

Aminoácido metionina, presente em abundância no arroz integral, previne a queda de cabelo e fortalece as unhas. Ele ainda é essencial para a redução do colesterol e da fadiga crônica. Uma terceira função é importante neste aminoácido: ser precursor da serotonina, um neurotransmissor responsável por produzir a sensação de prazer nas pessoas.

As fibras presentes na casca do arroz integral reduzem a absorção de lipídios e glicose pelo organismo. Desta forma evita o acúmulo de gordura na região abdominal. Este acúmulo desproporcional pode causar diversas complicações, inclusive o infarto. Por isso, consumir regularmente arroz integral pode prevenir esta que é uma das maiores causas de mortes atualmente.

Benefícios para a saúde

Qual a quantidade ideal?

Especialistas e nutricionistas afirmam que não há uma quantidade máxima indicada para o consumo. Para eles, é possível comer arroz integral em mais de uma refeição por dia e a quantidade é livre. É, inclusive, muito importante que as pessoas consumam o arroz integral regularmente para que os nutrientes não faltem no organismo.

Várias doenças são evitadas com o consumo regular de arroz integral. Em geral, todas as formas do arroz são boas para a saúde, mas a forma integral é ainda mais interessante, pois conserva os principais nutrientes que podem ser perdidos durante o processo de refinamento. Mesmo assim, o hábito de comer arroz integral ainda é novo para os brasileiros.

Arroz integral: benefícios para a saúde - saiba mais

Diferenças entre o arroz integral e o arroz branco

A principal diferença entre o arroz integral e o arroz branco é o processo de produção. O arroz branco passa por um processo de “purificação”, que envolve fervimentos e filtragens. Todos estes processos fazem com que o arroz perca os principais nutrientes.

Ainda há o arroz parboilizado, que é considerado um meio termo entre os outros dois. A principal diferença entre o parboilizado e o integral é que os nutrientes do integral estão na casca, enquanto no parboilizado estão em seu interior. Mesmo assim, durante o processo de produção do parboilizado, o arroz perde alguns nutrientes.

Arroz integral: saiba os beneficios

Além do arroz integral: benefícios para a saúde causados pelos exercícios

É inegável a indicação do arroz integral para a saúde humana. Porém, além disso, é preciso ter uma alimentação completa em todas as refeições, além de praticar exercícios físicos com regularidade, assim, sua saúde agradece e você ficará menos propenso a contrair doenças.

Pesquisar
Artigos Relacionados