Anorexia Bulimia

links patrocinados

Anorexia Bulimia

Anorexia Bulimia

Embora tanto a Anorexia quanto a Bulimia sejam distúrbios alimentares, elas se manifestam e possuem características diferenciadas, por isso serão explicadas separadamente.

Entretanto, as informações em nenhum momento comparam a seriedade entre essas duas doenças. Caso ache que alguém próximo a você esteja apresentando algum desses sintomas, o ideal é procurar ajuda profissional e não ignorar o problema.

Sobre a Anorexia

A Anorexia Nervosa é um distúrbio alimentar que envolve questões psicológicas, fisiológicas e sociais. Ela se caracteriza por uma rígida e extrema dieta alimentar, afetando diretamente o peso e resultando também em estresse físico. A taxa de mortalidade para esse distúrbio é de 10%, uma das maiores envolvendo transtornos psicológicos. Está ligada principalmente a não aceitação da auto imagem, dismorfia, isolamento ou ausência de pertencimento a um grupo, geralmente resultando também na depressão.

Alguns dos sintomas envolvem a constante preocupação com o peso, embora esteja magra, calcificação e enfraquecimento dos dentes, tendências suicidas, danos ao sistema reprodutor (no caso das mulheres, ficar mais de três meses sem ciclo menstrual, por exemplo). A Anorexia acontece em 90% dos casos em mulheres de doze a vinte e dois anos, aqui destaca-se a importância da mídia na criação da imagem perfeita da mulher, como modelos e atrizes, e como essa exigência acaba afetando o psicológico da mulher comum. O tratamento é através de duas vertentes: a farmacológica (como é antidepressivos), embora a mais importante seja a psicológica (psicoterapia individual, aceitação de si mesmo, etc.).

Sobre a Bulimia

A Bulimia se caracteriza pela ingestão excessiva de alimentos seguido de métodos compensatórios para que essa comida não seja processada pelo organismo. Em 90% dos casos, o paciente faz a indução do vômito, embora também possam fazer uso de laxantes, drogas como cocaína e cafeína, além de dietas inadequadas (nesse caso é uma combinação da bulimia com a anorexia). A principal diferença entre esses distúrbios é que a bulimia envolve um sintoma maior de depressão, além da grande variação de peso. A anorexia se caracteriza pela preocupação excessiva pela magreza e inclui atividades físicas, além da ansiedade.

Assim como na Anorexia, atinge 90% mulheres jovens, preocupadas em alcançar uma imagem perfeita que se reduz ao peso e a aparência, demonstrando insegurança. Os principais sintomas são a indução do vômito, uso de drogas diuréticas e outras, auto avaliação influenciada pelo peso. Os episódios ocorrem pelo menos duas vezes por semana, por três meses. Algumas das consequências incluem fadiga, desidratação, depressão, pele ressecada, desestruturação dos dentes e gengiva, problemas cardíacos e intestinais, perda do ciclo menstrual e da libido, entre outros.

Comportamento

Nos dois casos, é importante prestar atenção no perfil dos pacientes ou de quem apresenta sintomas que podem confirmar o distúrbio. Há uma preocupação e discussão excessiva sobre a auto imagem, que nunca está boa o suficiente, conversas sobre peso e alimentação, exercícios físicos e dietas estão sempre presentes. Essas pessoas se caracterizam por um perfeccionismo excessivo, além de serem extremistas, críticos e insatisfeitos. É importante apoiar a pessoa durante esse processo de aceitação, ao invés de se afastar ou criticar ainda mais o distúrbio.

Fotos

AnorexiaAnorexia
BulimiaBulimia
A anorexia e bulimia são doenças que devem ser tratadasA anorexia e bulimia são doenças que devem ser tratadas

Pesquisar
Artigos Relacionados