Alimentos que melhoram a cicatrização da pele

links patrocinados

Alimentos que melhoram a cicatrização da pele

Quando alguém se machuca ou faz uma cirurgia, por exemplo, é muito importante que o corpo se regenere para que a pele volte ao normal. Existe um padrão para que isso aconteça, mas alguns alimentos conseguem acelerar esse processo. Confira quais são os alimentos que melhoram a cicatrização da pele.

Alimentos naturais que contém vitamina C

Alimentos que melhoram a cicatrização da pele Conheça os alimentos que melhoram a cicatrização da pele

Vitamina C é um dos componentes presentes nos principais alimentos que melhoram a cicatrização da pele, ajudando a mesma a retornar ao seu estado normal mais rápido. Da mesma forma, o seu déficit pode dificultar esse procedimento. A substância pode ser encontrada de forma mais abundante em frutas como a goiaba, mamão papaia, lichia, limão, abacaxi, manga, tomate, morango e kiwi.

A laranja também é conhecida por conter a vitamina, possuindo uma quantidade de 54 mg a cada 100 gr da fruta. Existem também os legumes e verduras que são alimentos que melhoram a cicatrização da pele, devendo as pessoas comerem porções de pimentão, couve-flor, brócolis, aspargo, espinafre, rúcula, entre outros.

Confira os Alimentos que melhoram a cicatrização da pele

Alimentos que melhoram a cicatrização da pele: proteínas

As proteínas que vêm de origem animal e vegetal também são importantes para aquelas pessoas que precisam cicatrizar alguma parte de seu corpo, sendo indicado o consumo para aqueles que passam por cirurgias ou cesarianas. Entre os alimentos que melhoram a cicatrização da pele, carne, leite e seus derivados são indicados.

Já entre os vegetais a proteína é encontrada em quantidade menos, porém também está entre os alimentos que melhoram a cicatrização da pele. Proporcionalmente, possuem mais proteínas a soja, feijão preto, quinoa, espinafre, lentilha, tofu, ervilha, brócolis, abacate, o trigo e a sêmola cozida.

Cicatrização da pele

Alimentos que melhoram a cicatrização da pele: vitamina K e flavonoides

A vitamina K é uma substância essencial para manter a coagulação sanguínea, importante para que a cicatrização seja mais rápida. São ricos nessa vitamina principalmente os vegetais e frutas da cor verde, como o abacate, salsa, espinafre, repolho e pepino, mas também está presente na mostarda, batata, aveia e azeite de oliva.

Já os flavonoides são substâncias encontradas principalmente nas frutas com cor vermelha e são essenciais na ajuda contra infecções dos vasos sanguíneos, o que pode prejudicar a formação da cicatriz. Entre os alimentos que melhoram a cicatrização da pele está o morango, cereja, amora e maçã.

Alimentos que melhoram a cicatrização da pele - saiba mais

O que evitar

Da mesma forma que existem os alimentos que melhoram a cicatrização da pele, também há aqueles que devem ser evitados, pois podem prejudicar a regeneração das células. Entre eles estão aqueles produtos que inibem a chegada de vitaminas e minerais ao ferimento, causando um déficit dessas substâncias.

Nesses casos, devem ser evitadas bebidas como o café e o refrigerante, além das bebidas alcoólicas, que possuem o efeito contrário dos alimentos que melhoram a cicatrização da pele. Também evite comidas muito fortes, que podem até causar alergias e pesar, como os frutos do mar, pimentas, maionese e os peixes nunca consumidos. O chocolate é outro produto que prejudica a circulação sanguínea nessas horas.

Pesquisar
Artigos Relacionados