Alimentos que ajudam no combate à Anemia

links patrocinados

Alimentos que ajudam no combate à Anemia

O principal tipo de anemia é a ferropriva, que é causada pela baixa taxa de ferro no organismo ou ainda pela má absorção. A falta de ferro no organismo acaba impedindo que a mioglobina e que a hemoglobina, ambas responsáveis pelo transporte de oxigênio, sejam formadas. Antes de começarmos, é necessário que você entenda que vários nutrientes estão envolvidos na falta de ferro. Além disso, o quadro de anemia só pode ser revertido com o poder da alimentação quando ela é fraca. Em caso de anemia grave, a dieta deverá ser completada com o uso de suplementos.

Reposição de Ferro

Alimentos que ajudam no combate à Anemia Confira os Alimentos que ajudam no combate à Anemia

Quando o assunto é o combate à anemia ferropriva, o ferro é o nutriente mais importante. Isso porque a carência deste nutriente promove uma má formação dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina. Podemos dizer que o ferro é dividido em dois tipos. O primeiro é o ferro não heme, que é absorvido em menor quantidade pelo organismo, já o ferro heme é melhor absorvido. As melhores fontes de ferre não heme são as leguminosas e as verduras de folhas escuras. Já o ferro heme é encontrado nos peixes, na carne vermelha, nas aves e o fígado.

Saiba os Alimentos que ajudam no combate à Anemia

Vitamina A, vitamina C e vitamina B12

Alimentos com vitamina A também ajudam no combate à anemia. A carência ou a falta dessa vitamina no organismo, acaba prejudicando o transporte de ferro para o sangue, causando assim sérios danos na formação dos glóbulos vermelhos. As principais fontes de vitamina A são os alimentos verde escuros, alaranjados e vísceras. A vitamina B12 também é um importante aliado no combate à anemia.

 Anemia

Confira mais

Isso porque a deficiência desse tipo de vitamina no organismo acaba deixando as células do sangue mais inchadas, fazendo com que o transporte do oxigênio seja prejudicado, causando assim a anemia megaloblástica, muito em comum em vegetarianos, já que esse nutriente é encontrado em maior quantidade em ovos, nas carnes, nas vísceras e no leite e seus derivados. Já a carência de vitamina C no organismo, não causa diretamente uma anemia. O que acontece na verdade, é que a vitamina C faz a mobilização do ferro e auxilia na absorção do mesmo. A deficiência deste nutriente acaba causando a destruição dos glóbulos vermelhos e ainda pode promover o acontecimento de hemorragias.

Conheça os Alimentos que ajudam no combate à Anemia

Mais dicas de alimentos que ajudam no combate à anemia

Outra dica de alimentos que ajudas no combate à anemia são os alimentos com gosto amargo, como o agrião, a alcachofra, o jiló, o almeirão e a chicória. Isso porque eles têm o poder de estimular a eliminação de enzimas digestivas, que acabam facilitando a absorção de ácido fólico, ferro e de vitaminas do complexo B. Outra dica é ingerir alimentos com cobre, presente em siris, grãos-de-bico, nozes, ostras, amendoim, sementes de girassol, lentilhas, amêndoas, feijão e lulas. É importante também não ingerir zinco em excesso, já que ele acaba impedindo a absorção do cobre, causando os mesmos efeitos da carência do mesmo. Este nutriente pode ser encontrada em carne vermelha, aveia, peito de frango, feijão, arroz integral e leite.

Pesquisar
Artigos Relacionados