Alimentos que ajudam as mulheres a manter a saúde em dia

links patrocinados

Alimentos que ajudam as mulheres a manter a saúde em dia

Que uma alimentação balanceada e saudável traz diversos benefícios para a saúde você já sabia. Mas você sabia que além disso, uma boa alimentação é capaz de deixar a mente mais ligada e a prevenir o aparecimento de doenças como colesterol alto, diabetes e hipertensão? Uma dieta adequada também é capaz de proteger as mulheres contra problemas típicos do gênero, como depressão, câncer de mama e osteoporose.

Câncer de mama e câncer de colo de útero

Alimentos que ajudam as mulheres a manter a saúde em dia Conheça os Alimentos que ajudam as mulheres a manter a saúde em dia

Câncer de mama está entre as dez doenças que mais matam as mulheres no Brasil. Por isso, pode-se afirmar que uma dieta balanceada e saudável pode contribuir diretamente para a prevenção do mesmo, já que na maioria das vezes, faltam nutrientes que deveriam estar presente na alimentação das mulheres que ajudariam a prevenir esse tipo de câncer. Uma boa dica é investir na ingestão de vegetais, como mostarda, brócolis, hortaliças verdes e couve, que são alimentes importantes no tratamento e na prevenção da doença, já que são ricos em aminoácidos glucosinolatos.

Confira os Alimentos que ajudam as mulheres a manter a saúde em dia

Confira mais

Deve-se ingerir também diariamente alface, espinafre, alho, abóbora e nabo. O câncer de colo de útero por sua vez, é geralmente causado pelo vírus do HPV. Vale ressaltar que este tipo de câncer é facilmente detectado através de exames considerados de rotina, como a biópsia, a colposcopia e o Papanicolau. Existem diversos tipos de prevenção do câncer de colo do útero, sendo as principais: evitar a diversidade de parceiros, nunca esquecer de utilizar camisinha, conservar sempre uma boa higiene íntima e não ser tabagista. Além disso, uma boa alimentação é capaz de prevenir contra o aparecimento da doença. Por isso, uma boa dica é investir no consumo de anti-inflamatórios, como o ômega 3, que pode ser encontrado em peixes.

Alimentos que ajudam as mulheres a manter a saúde

Dor de cabeça

Uma boa alimentação é até mesmo capaz de combater e prevenir as dores de cabeça, que afetam mais de 75% da população feminina. Pode-se dizer que as principais causas das dores de cabeça das mulheres estão relacionadas com a má alimentação, com o estresse do dia a dia e principalmente com as alterações hormonais típicas do ciclo menstrual. Por isso, uma dieta rica em vitamina B pode ajudar a prevenir essas terríveis crises de enxaqueca. Graças principalmente à vitamina B12, que são as grandes responsáveis pelo bom funcionamento do sistema nervoso, é possível evitar as alterações drásticas da sensibilidade no corpo. Uma boa dica é investir então no consumo de ostras cruas, fígado de boi, ovos, atum e leite, alimentos extremamente ricos nessa vitamina.

Alimentos que ajudam as mulheres a manter a saúde em dia - saiba mais

Osteoporose

É durante a menopausa que aumenta-se a chance de incidência da osteoporose, já que é exatamente neste período que ocorre uma diminuição de estrógeno, um hormônio que ajuda o nosso corpo a manter a massa óssea. Sendo então a deficiência de cálcio, o principal causador da doença, é recomendado ingerir alimentos rico neste tipo de substância, como leite integral, queijo amarelo, sementes e verduras verde- escuras.

Pesquisar
Artigos Relacionados