Alimentos que ajudam a cicatrizar

links patrocinados

Alimentos que ajudam a cicatrizar

Por que cicatrizar?

Toda vez que alguém se machuca ou realiza uma cirurgia o corpo realiza a cicatrização deste machucado. A cicatrização ocorre para que o corpo não fique exposto às bactérias, vírus e demais microrganismos que podem causar doenças e piorar o machucado, causando inflamações e até infecções generalizadas.

Confira mais

Alimentos que ajudam na cicatrização Alguns alimentos que ajudam na cicatrização

Formação da cicatriz está diretamente ligada à capacidade do organismo de produzir colágeno e do poder do corpo de fazer o sangue coagular no local do ferimento. Para que isso ocorra é necessário que o organismo esteja funcionando de forma correta e disponha dos nutrientes necessários para executar o procedimento. Há alguns alimentos que podem ajudar neste processo de cicatrização, pois fornecem nutrientes específicos que ajudam o corpo a funcionar melhor neste processo.

Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização

Quais os alimentos que ajudam na cicatrização

Os principais nutricionistas dizem que os alimentos que ajudam na cicatrização são aqueles que possuem em sua composição o betacaroteno, como as frutas cítricas. O betacaroteno é um ótimo antioxidante que ajuda a sintetizar o colágeno e, de quebra, fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, algo que é ideal para a formação da cicatriz. Laranjas, limão, tangerina, entre outras, são frutas cítricas que ajudam na cicatrização.

Além das frutas cítricas, as frutas vermelhas também são ótimos alimentos que ajudam na cicatrização. Isso porque contém flavonoides que protegem os vasos e ajudam a combater o processo de inflamação do local. Entre as principais frutas vermelhas estão o morango, a amora e cereja.

Alguns alimentos que ajudam na cicatrização

Outros alimentos que ajudam na cicatrização

Há alimentos que ajudam o organismo indiretamente na hora de cicatrizar um ferimento. É o caso dos brócolis, do repolho e da couve. Estes alimentos possuem antioxidantes e também alguns nutrientes ricos em enxofre que ajudam a desintoxicar o fígado. O fígado é responsável por muitas funções em nosso organismo, inclusive produzir enzimas contra inflamações e outros problemas na coagulação do sangue.

A linhaça e alguns peixes que possuem ômega 3 também são alimentos que podem ajudar no processo de cicatrização. O ômega 3 é uma substância que auxilia o organismo na sua defesa contra diversos componentes externos. Por isso pode ajudar no processo de desinflamação do machucado. Isso facilita a ação do corpo para cicatrizar este ferimento.

Alimentos que ajudam na cicatrização - saiba mais

A importância destes alimentos

Manter uma alimentação saudável sempre é a melhor forma de tornar sua vida melhor. Ao se machucar, se você se alimenta de forma correta, certamente seu organismo não terá dificuldades para resolver o problema e voltar ao estado anterior ao ferimento. Mas se você não mantém hábitos saudáveis, você certamente terá problemas para se recuperar e seu organismo vai demorar mais para se recompor.

Por isso, além de se alimentar bem quando se machuca, é essencial se alimentar bem sempre para que não tenha imprevistos e não tenha dificuldades para continuar sua vida de forma normal. Não deixe de realizar exercícios físicos também, já que se exercitar ajuda o corpo a produzir mais substâncias boas e a se manter sempre em boas condições para toda e qualquer atividade do dia a dia.

Pesquisar
Artigos Relacionados