Alguns Alimentos Pretos que devem ser inclusos na Dieta
A cor preta no mundo fashion, é conhecida por ser clássica, básica e indispensável em qualquer guarda-roupa. Essa regra também é válida para o seu cardápio, apesar de ainda não ser um hábito diário porque essa cor em alimentos indica que eles não estão frescos.
Existem cereais, frutas e leguminosas com essa coloração que possuem diversos benefícios para a nossa saúde. Por isso, conheça aqui alguns alimentos pretos que devem ser inclusos no seu cardápio e entenda porque eles são considerados peças chaves de uma alimentação saudável.
Alimentos pretos que devem ser inclusos no cardápio e na dieta diária – Feijão preto, lentilha preta e soja preta
Um dos alimentos pretos que devem ser inclusos no cardápio é o feijão preto, rico em magnésio e possui mais fibras do que qualquer outro tipo de feijão. Quando este alimento é consumido com o arroz, ele se torna uma proteína de alto valor biológico, já que o arroz possui nutrientes que ajudam a absorver proteínas vegetais que estão contidas no feijão preto.
Outro alimento que precisa ser incluso no cardápio é a soja preta, rica em antioxidantes, principalmente as antocianinas, que ajudam a proteger o nosso organismo de câncer, de doenças cardiovasculares, inflamações, diabetes, obesidade e infecções virais.
A lentilha preta também deve ser inclusa no cardápio, já que ele é uma importante fonte de proteínas. Além disso, a lentilha preta é rica em ferro, fibras e ácido fólico, substância fundamental para a formação neurológica durante a gestação.
Incluindo o Gergelim preto no cardápio
O gergelim preto também é importante que seja incluído no cardápio, já que contém mais cálcio e vitamina A que o gergelim creme. Além disso, o gergelim preto possui compostos fenólicos, que são ótimas fontes naturais antioxidantes, além de possuir um valor calórico bem menor do que o gergelim creme.
Incluindo o Arroz Preto no cardápio
Outro alimento que deve ser incluído no seu cardápio é o arroz negro. Isso porque ele tem 30% a mais de fibra e 20% a mais de proteína do que o arroz integral. O sabor meio forte e exótico é devido ao elevado teor de ferro em sua composição. Além disso, por possuir ação antioxidantes e compostos fenólicos, este alimento ajuda na prevenção de doenças crônicas degenerativas, aparecimento de câncer, problemas cardiovasculares e o envelhecimento precoce.
Jabuticaba e amora
A jabuticaba por sua vez é um alimento rico em polifenóis e em flavonoides, antocianinas, ácidos taninos e ácido fenólico. Por isso, podemos afirmar que o principal benefício desse alimento para a saúde é que ele ajuda a retardar o envelhecimento celular.
Já a amora é considerada um poderoso antioxidante. Por isso, ela deve ser incluída no seu cardápio e dieta diária. A amora contém uma alta taxa de vitamina C e de polifenóis em sua composição, que são ótimos aliados na luta contra o envelhecimento celular. Além disso, a amora a ajuda na diminuição do percentual de gordura corporal.