AFA Argentina

links patrocinados

AFA Argentina

AFA Argentina

Sobre a AFA Argentina

Um dos maiores rivais do time oficial brasileiro de futebol é o da Argentina. A richa entre os dois países vem de longa data, sendo até considerada como revanche após questões territoriais da época da colonização. Como a Argentina é um país onde esse esporte é um dos favoritos entre a população, a modalidade conta com a Associação de Futebol Argentino (AFA).

Consolidação da AFA

Entre as associações de futebol existentes na América do Sul, a AFA é a mais antiga entre os seus vizinhos. Em comparação com todas as outras existentes ao redor do mundo, a AFA passa a ocupar a oitava posição.

Além de ter sido o primeiro país a organizar sua paixão pelo esporte, a AFA também foi a pioneira na filiação à Fédération Internationale de Football Association (FIFA). A partir do momento em que a AFA se registrou oficialmente na FIFA, o seu futebol passa a ser considerado a nível universal.

Desde quando a AFA foi fundada, em 1893, o time argentino conquistou os primeiros lugares do Campeonato Mundial em 1978 e 1986. Além disso, outros troféus foram colecionados com as Olimpíadas, o Campeonato Sul Americano, entre outros eventos esportivos que permitem a competição entre times de futebol.

Prática secular do futebol na Argentina

A tradição do esporte futebolístico no Brasil começou já na época da sua colonização. Como a Argentina recebeu ingleses na época de 1840, os novos exploradores trouxeram com a sua cultura o hábito de jogar bola. Assim, conforme os ingleses jogavam e ensinavam os nativos a prática daquele esporte, os argentinos aceitaram a novidade e a praticam até hoje.

O primeiro jogo oficial de futebol na Argentina aconteceu em 20 de Junho de 1867. A partida foi realizada no estádio Buenos Aires Cricket Club, em Palermo, e atualmente existe um monumento em homenagem a esse episódio que reflete a cultura daquele país.

Assim, o começo da prática esportiva na Argentina dependia mais da vontade dos ingleses do que dos Argentinos. Inclusive, um casal de irmãos ingleses decidiu convidar outros interessados no esporte para se reunirem e jogarem a tradicional partida casual de futebol entre amigos.

Maiores ídolos do futebol argentino

A antiga e infinita rixa futebolística que existe entre a Argentina e o Brasil perdura anos e tende a permanecer assim. Em dia do clássico: Brasil e Argentina, as duas nações param em frente da televisão, invadem os bares, restaurantes, ruas, estádios e redes sociais, onde as piadinhas, provocações e hostilidades ganham vozes, títulos e surgem nos trends topics mundiais.

Maiores ídolos do futebol argentino – saiba mais

Maiores ídolos do futebol argentino Conheça os Maiores ídolos do futebol argentino

Vestir uma camisa da Argentina é sinônimo de aposta perdida e pagamento de prenda em território nacional, assim como o reverso significa o mesmo para os – nem tanto assim – hermanos. A paradoxa rixa existente entre os dois maiores jogadores de futebol de todos os tempos: Pelé e Maradona é palco de inúmeras discussões que ultrapassam até mesmo a saúde do esporte, provocando certas ofensas e violências desnecessárias. A resposta? Essa nunca saberemos, para nós brasileiros, não há dúvida, o “Rei” sempre será o melhor, já para os argentinos, Maradona é o grande ídolo nacional, acima de qualquer cantor, político ou demais esportistas.

Futebol argentino

A Seleção Argentina

A Argentina é uma das seleções de maior protuberância mundial, estando esta, entre as quatro melhores seleções do mundo. Detentora de dois títulos como campeã da Copa do Mundo, quatorze primeiros lugares na Copa América, duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos e um título de vencedora da Copa das Confederações. Com este currículo, não tem como não se sentir, ao menos, intimidado ao enfrentar esta seleção.
Além e exímia participação em diversas competições de âmbito internacional, a Argentina obteve uma proeza que só foi conquistada por mais uma seleção mundial, a “Quadruple Coroa”, vencida também pela França, a Quadruple Coroa dignifica conquistar as quatro competições de maior importância no futebol, a Copa do Mundo, medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, a Copa das Confederações e a Copa América ( que no caso francês foi a Euro Copa).

Ídolos do futebol argentino

Maiores Ídolos do Futebol Argentino: Maradona

O grande ídolo do futebol argentino, sem nenhuma sombra de dúvidas é Diego Armando Maradona, nascido no ano de 1960, atacante nato, muito bem servido de força de vontade, sagacidade na escolha de jogadas e grande habilidade com a bola, Maradona exercia um ritmo próprio com a bola, deixando muitos jogadores para trás e sem saber o que aconteceu devido à velocidade e a agilidade que este tinha na manipulação da bola.
Maradona é tão idolatrado em seu país de origem que foi reverenciado como uma divindade no município onde este nasceu sendo inclusive construída uma capela em dua homenagem. Entretanto este carinho com o jogador não excede os limites da fronteira argentina, Maradona sempre foi muito polêmico, provocando sérias brigas com a imprensa e até mesmo com a FIFA, além das centenas de alfinetadas contra Pelé. O jogador saiu do gramado, pois obteve sérios problemas com cocaína, voltando ao palco do futebol como treinador da seleção argentina, onde permanece até os dias de hoje.

Seleção Argentina

Maiores Ídolos do Futebol Argentino: Messi

O menino dos olhos da vez da Argentina é Lionel Messi, nascido em 87, Messi declara já ter nascido jogador de futebol, a mistura de técnica, agilidade com a bola, velocidade e ser canhoto, o consagraram por quatro vezes consecutivas o melhor jogador do mundo.

Pesquisar
Artigos Relacionados