Acabar com estrias
Hábitos, fases da vida e predisposição genética podem contribuir para o aparecimento de certas marcas em nosso corpo. No caso das mulheres, principalmente, as estrias são uma destas marcas e são tão indesejáveis e odiadas quanto a celulite.
O que são estrias
De acordo com dermatologistas, as estrias aparecem quando as fibras elásticas da derme – camada intermediária da pele – se rompem e a pele age para cicatrizar a área afetada. Estes rompimentos podem ser causados por diversos fatores, como maus hábitos alimentares, predisposição genética, ganho ou perda de peso rápido, crescimento acelerado, gravidez, uso contínuo de corticoides e síndrome de Cushing.
As estrias podem ser classificadas de acordo com sua coloração. As vermelhas ainda estão no estágio inicial, mais precisamente na fase inflamatória, e por conta disto são mais fáceis de serem tratadas e até eliminadas. Já as estrias brancas são aquelas que evoluíram para cicatrizes e exigem tempo e tratamentos mais intensos para que sejam amenizadas. Vale ressaltar que com tratamentos as estrias brancas apenas diminuem e se tornam quase imperceptíveis, mas não desaparecem por completo.
Prevenção de estrias
As áreas do corpo mais afetadas pelas estrias são as coxas, seios, lombar, axilas, parte posterior dos joelhos e abdômen. Geralmente os tratamentos para combate das estrias são caros e demorados, por isto, neste caso vale a máxima “prevenir é melhor do que remediar”. Para evitar que estas marcas apareçam na pele é fundamental beber bastante água para hidratar a pele, praticar exercícios físicos e investir em uma alimentação com muitas frutas, legumes, verduras e produtos integrais, não tomar banho com água muito quente, não fumar e utilizar cremes com colágeno e ureia na fórmula.
Tratamentos para estrias
Um dos tratamentos mais indicados para o combate das estrias é a carboxiterapia, que melhora as condições de circulação da pele e estimula a produção de colágeno através da aplicação de gás carbônico na derme com auxílio de uma agulha fina. Este tratamento, para dar resultado, deve ser dividido em cerca de doze sessões, e aquelas que se submetem a ele precisam ficar longe do sol. Como o tratamento é invasivo ele costuma doer e a pele geralmente fica roxa.
Laser e Peeling
O laser fracionado é, segundo especialistas, um dos tratamentos mais eficazes. Ele consiste na aplicação de laser diretamente na estria, penetrando na camada logo abaixo da epiderme. O laser, por penetrar na pele e atingir também a camada superior, costuma doer e por isto é essencial que as pacientes recebam anestesia no local a ser tratado. Neste caso, até três sessões são suficientes para um bom resultado e a recuperação costuma levar duas semanas.
A combinação de peeling de cristal e ácido retinóico também costuma surtir ótimo efeito. A pele recebe primeiramente microcristais, que esfoliam a pele, promovem a retirada das células mortas e a renovação celular. Na sequência um complexo de ácidos é aplicado. Este tratamento não provoca dor, mas sim coceira e ardência. Para um resultado satisfatório são necessárias de três a cinco sessões, igualmente sem exposição ao sol.
Estes e outros tratamentos não são indicados para as grávidas, por isto, quando se está esperando um bebê é ainda mais importante prevenir. As gestantes devem abusar dos cremes anti-estrias e da ingestão de alimentos com vitamina C. O controle de peso nesta época também é fundamental.
Fotos
Confira Fotos sobre Acabar Com Estrias: