Wikipedia Brasil

links patrocinados

Wikipedia Brasil

Wikipedia Brasil

A Wikipédia é um projeto de conhecimento coletivo, uma enciclopédia livre e com participação de usuários e contribuintes do site, tendo como objetivo criar artigos sobre as mais diferentes temáticas, contando fatos ocorridos sobre empresas, pessoas de relevância pública, eventos históricos, movimentos artísticos, etc. Basicamente, serve como um guia básico e superficial de um assunto, sempre tendo referências científicas ou de outros locais da web para corroborarem afirmações – a ideia é que os artigos permaneçam o mais objetivo possível, com opiniões parciais apresentadas apenas para contribuir o debate e devidamente explicadas.

Com o slogan “enciclopédia livre”, a Wikipédia possui versões em várias línguas além da original em inglês (que foi criada no ano de 2001 e hoje conta com quase quatro milhões de artigos e cerca de vinte e sete milhões de páginas criadas). A contribuição do usuário pode ser feita de forma anônima, sob pseudônimo, com um login de usuário específico ou até mesmo com o seu nome verdadeiro, caso prefira. A maioria das páginas, exceto as protegidas para evitar vandalismo e informações errôneas, podem ser editas por qualquer pessoa que deseje contribuir – ninguém é pago para fazer isso.

Antes de fazer uma edição ou criar uma página, recomenda-se que o usuário novo leia o guia básico de funcionamento da Wikipédia, que é baseado em cinco pilares. Eles incluem os seguintes preceitos: estar consciente que a Wikipédia é uma enciclopédia (não é o local para se fazer propaganda ou reclamações e críticas pessoais), deve ser escrita sob o ponto de vista neutro (mais uma vez, sem opiniões ou experiências individuais), respeite os direitos autorais e não faça cópias ou plágios (cite a fonte de onde está tirando as informações), respeite os outros usuários e editores (evitando ofensas em qualquer circunstância), lembre-se que a informação não tem regras (seja inovador na hora de escrever e não se preocupe com erros – tudo é um trabalho ainda em andamento).

Mais informações

Na Wikipédia em Português, que foi lançada apenas meses depois da versão americana (a original em janeiro de 2001 e a de língua portuguesa em maio do mesmo ano), juntamente com outras linguagens como Chinês, Holandês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Russo, Espanhol e Sueco. Apesar de não serem tão completas como a em inglês, frequentemente ajudam os usuários que só falam suas línguas nativas – ainda que com artigos com menos informações. O inglês, por ser uma linguagem compreendida pelos outros países acaba tendo seu site mais alterado e completo.

A Wikipédia em português contem cerca de setecentos e vinte mil artigos (aumentando diariamente), em comparação com os três milhões e novecentos mil artigos da versão americana. O ranking das wikipédias com mais artigos segue com a Alemanha em segundo lugar (quase um milhão e quatrocentos mil artigos) e a versão francesa (com pouco mais que um milhão e duzentas mil páginas).

Caso tenha dúvidas sobre o funcionamento da enciclopédia, a recomendação é entrar na seção de Perguntas Freqüentes da página oficial, sendo que lá existe não apenas um guia de como participar e estilo para a escrita, como também informações específicas sobre expansão, upload de imagens, sugestões, críticas, etc.

Fotos

Confira Fotos do Wikipedia Brasil:

Wikipedia BrasilWikipedia Brasil
WikipediaWikipedia
Site da Wikipedia BrasilSite da Wikipedia Brasil

Pesquisar
Artigos Relacionados