Virada Cultural BH: calendário e atrações

links patrocinados

Virada Cultural BH: calendário e atrações

O conceito de Virada Cultural teve início em São Paulo, em 2005. Através de uma iniciativa da prefeitura da cidade, uma grande estrutura artística foi montada em diversos pontos da capital paulista, trazendo atrações das mais variadas expressões artísticas de maneira ininterrupta, por um dia inteiro. Além de cantores e bandas renomados da música brasileira, as atrações incluem também grupos independentes de teatro, exposições artísticas e muito mais. Graças ao sucesso do evento desde sua primeira edição, o conceito da virada chegou a diversas outras cidades brasileiras. Em 2013 acontece, pela primeira vez, a Virada Cultural BH, que leva 24 horas de atrações para a capital mineira.

Calendário da Virada Cultural BH

Virada Cultural BH: calendário e atrações Virada Cultural BH

Virada Cultural BH acontece entre os dias 14 e 15 de setembro, com início às 17 horas do primeiro dia e término às 17 horas do dia seguinte. Além de trazer diversas atrações ao público mineiro, a Virada Cultural BH tem também outro objetivo: reforçar a importância do espaço público como local de manifestação da democracia e da diversidade.

Além de acontecer em parques e praças, a Virada Cultural BH também marca presença em espaços alternativos, centros culturais, teatros e bares. Assim como na Virada Cultural de São Paulo, o evento conta com atrações literárias, exposições, feiras de gastronomia, artesanato e muito mais. O evento acontece simultaneamente em várias partes da cidade. A relação completa de eventos oficiais e associados pode ser encontrada na página oficial da Virada Cultural BH. Ao todo, mais de 400 atrações fazem parte da programação do evento.

Virada Cultural BH: calendário

Artistas de destaque na Virada Cultural BH

Dentre os artistas mais conhecidos da Virada Cultural BH estão Pato Fu, Elba Ramalho, Otto e Elza Soares, dentre muitos outros. As homenagens são um dos pontos fortes da programação: Elba Ramalho organizou um tributo a Dominguinhos, que morreu em 2013. A cantora Clara Nunes também recebe homenagens da companhia de teatro Burlantins. Nesta primeira edição do evento, a prefeitura de Belo Horizonte priorizou os artistas do estado, dando destaque para músicos, artistas plásticos e atores que se destacam na capital e em cidades do interior.

Virada Cultural BH: calendário

Público

As estimativas da prefeitura de Belo Horizonte para esta primeira edição da Virada Cultural BH são otimistas. Espera-se que cerca de 200 mil pessoas compareçam ao evento, tanto nas atrações de rua como nos teatros e centros culturais. Para quem vem de outras cidades e não conhece a capital mineira, a prefeitura assegurou que serão distribuídos mapas e roteiros com detalhes sobre como chegar aos locais dos eventos.

Virada Cultural

Próximas edições

Até o momento, a prefeitura de Belo Horizonte não confirmou se haverá uma Virada Cultural BH em 2014. A repetição anual do evento não é, de fato, um padrão. Mesmo em São Paulo, onde a Virada Cultural já se consolidou como uma das principais atrações artísticas, o evento acontece apenas de três em três anos. A próxima virada de São Paulo, portanto, acontecerá em 2014. Para mais informações sobre a Virada Cultural BH, acesse a página oficial do evento.

Pesquisar
Artigos Relacionados