Vestibulinho

links patrocinados

Vestibulinho

Vestibulinho

Sobre o Vestibulinho

Vestibulinho é um processo seletivo para ingresso a uma instituição de ensino, seja de ensino fundamental, médio, profissionalizante ou técnico. Sua denominação provém de vestibular; que é denominado para ingresso em faculdade e universidade (cursos superiores).

Estilo da prova

Uma das instituições que mais usam deste modo de seleção são as ETECS (Escolas Técnicas). Porém até escolas de cursos regulares (Fundamental e Médio) devido à qualidade do ensino que oferecem e a grande procura de estudantes tem que usar deste processo para selecionar seus alunos.

Alguns vestibulinhos são praticamente idênticos aos vestibulares, tanto em sua montagem e aplicação, como em seu conteúdo (português, matemática, geografia, história, física, química, biologia). Na hora da escolha a respeito de qual curso e em qual escola o concorrente pretende estudar deve ser levado em consideração que somente uma opção é permitida por concurso.

Porém outras provas se apresentam mais parecidas com o ENEM, ou seja, atualidades (geralmente conflitos do oriente médio), energias renováveis e interpretação de textos, com matérias escolares implícitas no texto e em sua resolução. O manual do candidato do aluno que pretende prestar o vestibulinho trás as informações mais importantes para aqueles que estão prestes a tentar o ingresso em uma escola técnica.

Critérios para participação

Existem algumas opções nas quais o estudante a prestar o vestibulinho pode se enquadrar para ser classificado pelo sistema. Para aqueles que já concluíram ou que estão cursando o ensino médio, é necessária a declaração de conclusão desta etapa ou a declaração de que está matriculado na 2a ou na 3a série do colegial.

Aqueles que já concluíram esse nível da educação e que agora estejam inseridos no Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA passa a ser exigido o certificado de conclusão do ensino médio ou o comprovante de matrícula em algum dos dois sistemas.

Para quem aproveitou e prestou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), basta ter o certificado de conclusão do ensino médio emitido pela instituição que pode responder por esse documento. O pagamento da taxa de inscrição pode ser feito em casas lotéricas, supermercados, entre outros estabelecimentos que atuam como correspondentes bancários.

 

Vestibular FFFCMPA

Vestibular FFFCMPA

Sobre o Vestibular FFFCMPA

Cursar medicina é o sonho de muito jovens estudantes brasileiros. Porém, as vagas nas universidade públicas são poucas e os cursos particulares são extremamente caros. Mas o sonho não está muito longe, com dedicação e muita força de vontade, é possível conquistar uma vaga nas tão concorridas faculdades de medicina.

A Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA), é uma instituição de ensino pública que vem formando jovens médicos desde 1961. Em janeiro de 2008, passou por uma reformulação e passou a de denominar Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSOA).

Para a graduação, são oferecidos os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Toxicologia Analítica. A universidade ainda oferece cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu, bem como programas e área de atuação em residência médica.

Processo Seletivo FFFCMPA

Os alunos que desejam entrar em um dos curso, devem participar do novo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que é proposto pelo Ministério da Educação, e tem como base as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Em 2011, o Enem será realizado nos dias 22 e 23 de outubro. As incrições deveriam ser feitas pela internet e já estão fechadas. A prova abrange conteúdos ministrados durante o ensino medio, como linguagens e códigos, ciência s da natureza, matemática e ciências humanas. O exame é composto por 45 provas objetivas e também uma redação.

Com o SiSU os alunos acessam a sua página no site e escolhe os cursos e as faculdades desejadas. Ele pode escolher a universidade que desejar, desde que ela faça parte do SiSU. A seleção dos alunos é feita a partir das notas mais altas. Para os alunos que desejam entrar em 2012, ainda não foram divulgada as datas de divulgação dos aprovados.

Enem 2011

Para o ano de 2011, o MEC espera que 5,4 milhões de candidatos compareçam nos dias indicados para realização da prova. Nos últimos dois anos, houve um aumento de inscritos devido ao projeto de substituição do vestibular pela nota do Enem como forma de ingressar em um curso superior. O SiSU é uma boa forma para quem deseja ingressar em instituições públicas mas não quer ficar fazendo vestibular em todos os processos. Algumas universidade como a Universidade Federal do Rio de Janeiro irá disponibilizar todas as vagas para o sistema.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados