Vestibular UNICAMP 2010 – Provas e Resultado do Vestibular UNICAMP

links patrocinados

Vestibular UNICAMP 2010 – Provas e Resultado do Vestibular UNICAMP

Vestibular UNICAMP 2010 – Provas e Resultado do Vestibular UNICAMP

A Unicamp é uma instituição pública de ensino superior localizada no estado de São Paulo, mais especificamente na cidade interiorana de Campinas. Fundada no ano de 1966, a Unicamp tem seus gastos mantidos a partir do arrecadamento e investimentos do governo do estado, ultrapassando o valor de dois bilhões de reais – segundo dados de 2010. O decreto de criação ocorreu em 1962, mas os desenvolvimentos reais só começaram quatro anos depois. Contando com mais de dois mil docentes, tendo como número de estudantes a média de trinta e seis mil (sendo dezessete mil apenas de graduação). É uma das únicas instituições brasileiras que o número de pós graduandos é maior que de graduandos.

A Unicamp se destaca também pelo grande número da qualidade de cursos na área de humanas, como é o caso de Filosofia, Letras, Artes, História, Geografia e Economia, entre outros. Além de Campinas, possui campi nas seguintes cidades: Sumaré, Paulínia, Piracicaba e Limeira. Com o tempo, foi se fortalecendo também na área de medicina, com o Hospital de Clínicas da cidade vinculado aos cursos – que garantem especializações e residências em áreas como hematologia, hemoterapia, cirurgia gástrica, entre muitos outros. No ano de 2011, um ranking especializado no ensino superior ao redor do mundo elegeu a Unicamp a terceira melhor instituição da América Latina (sendo que o primeiro lugar foi conquistado pela Universidade Paulista).

O primeiro curso que surgiu na Unicamp foi o de Medicina, dando-se destaque à área de obstetrícia, mas que só se consolidou realmente nos anos seguintes. No ano de 1966, foram criados diferentes laboratórios para disciplinas envolvendo química, física, biologia, odontologia, engenharia de alimentos e afins – com um nível de especialização cada vez maior. A Unicamp atualmente é a instituição com melhor média nas avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com grande número de cursos com as notas seis e sete (as maiores do sistema avaliativo).

Mais informações

Se fossemos avaliar a cidade de Campinas por si só, ela possui pouquíssimos habitantes não envolvidos direta ou indiretamente com a Unicamp, sendo que pesquisas indicam que o município recebe entre quarenta e trinta mil visitantes nos dias de semana. Além da universidade e seus campi, conta com mais de oito institutos, além de um centro de educação tecnológica. Atualmente, está no décimo terceiro mandato de reitor, com Fernando Ferreira Costa na posição – até hoje não contou com nenhuma mulher no comando da Unicamp.

Duas ações estudantis que estão relacionadas à projetos e aprendizados práticos incluem o Hospital e o Jornal da Unicamp, ambos devolvendo para a comunidade diferentes tipos de serviços. A Unicamp é uma das instituições mais disputadas no país, sendo que as provas são criadas especialmente pela Comissão Permanente para o Vestibular da Unicamp (COMVEST). No último vestibular, foram mais de sessenta mil inscritos para pouco mais que três mil e duzentas vagas. A universidade possui sessenta opções de graduação, sendo que alguns dos mais disputados são o de Medicina, Psicologia e Engenharia Química. Para mais informações, acesse o site oficial da Unicamp.

Fotos

UnicampUnicamp
Vestibular Unicamp 2010Vestibular Unicamp 2010
Campus da UnicampCampus da Unicamp

Pesquisar
Artigos Relacionados