Vestibular UFPR 2013 – Resultado e provas

links patrocinados

Sobre Vestibular UFPR 2013 - Resultado e provas

Vestibular UFPR 2013 – Resultado e provas

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou no dia 11 de novembro sua primeira fase de seu exame vestibular, com a prova de Conhecimentos Gerais. A divulgação do resultado dos aprovados para a segunda fase, a ser realizada nos dias 09 e 10 de dezembro, será publicada no dia 30 de novembro.

A Universidade está ofertando este ano mais de 5.600 vagas em 95 cursos. Medicina é o mais disputado com aproximadamente 45 candidatos por vaga. Arquitetura e Jornalismo também estão entre os mais concorridos da instituição.

Sistema de avaliação SISU

A UFPR oferece até 10% das vagas a serem preenchidas na instituição pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A seleção destas vagas é feita exclusivamente com base no resultado do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na edição referente ao ano de 2011.

Vale ressaltar que os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Música, Estatística, Matemática e Matemática Industrial da Universidade Federal do Paraná não participam do Sistema de Seleção Unificada, Sisu.

Mudança no Sistema de Cotas

A UFPR informou que para a segunda fase do exame vestibular foram feitas alterações no Sistema de Cotas. As mudanças atendem a uma lei do Ministério da Educação que prevê pelo menos 12,5 % das vagas das instituições federais de formação superior sejam ocupadas por cotas raciais e sociais. Em quatro anos (tempo de uma graduação) esta porcentagem deve subir para 50%.

A UFPR, desde 2004, realiza seus vestibulares já oferecendo 20% das vagas para cotas sociais (estudantes de escolas públicas) e 20% para cotas raciais. Ficando este 12,5% das vagas oferecidas por cotas do Governo.

Importante. Para os candidatos aprovados será disponibilizado, no dia 26/11, no site da UFPR, um sistema em que os candidatos poderão fazer a opção de concorrer na próxima fase pelos Sistemas de Cotas da UFPR ou do Governo. Os aprovados para a segunda fase deverão fazer suas opções de cotas do dia 27 até o dia 29 de novembro.

Segunda fase

Os aprovados na primeira fase do vestibular da UFPR farão as provas da segunda fase nos dias 09 e 10 de dezembro. No dia 09 a prova avaliará a Compreensão e a Produção de Textos dos candidatos, contando 60 pontos, e ainda uma prova específica. No dia 10 são duas provas específicas e provas de habilidades para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design. Cada uma das duas disciplinas específicas valem 40 pontos.

O Núcleo de Concursos da UFPR divulgou que na primeira fase do exame vestibular faltaram 4.066 (9,8%) dos candidatos.

Terceira fase

Para os candidatos dos cursos de Estatística, Matemática e Matemática Insdustrial haverá ainda uma terceira fase. A prova é constituída de duas disciplinas específicas que são ministradas no primeiro semestre do ano letivo. Cada uma das disciplinas tem valor de 100 pontos.

Fotos

Confira Fotos sobre Vestibular UFPR 2013 – Resultado e provas:

Provas Vestibular UFPR 2013 Datas Vestibular UFPR 2013 Resultado Vestibular UFPR 2013 Gabarito Vestibular UFPR 2013

UFPR 2012

UFPR 2012

Conhecida como a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi fundada no ano de 1912. Inicialmente ela era chamada de Universidade do Paraná, ganhando mais tarde o título de Federal.

Sua história é marcada por uma série de marcos políticos, e um dos mais importantes foi a sua desintegração, em 1946, quando os cursos existentes passaram a ser faculdades isoladas. Depois de alguns anos de luta, em 1951 ela retomou seu título de universidade, e foi federalizada, oferecendo ensino gratuito para os estudantes.

Campi Curitiba

A universidade tem uma característica interessante, e diferente de muitas universidades existentes no Brasil: seus campi são divididos em setores e cada um deles fica em um canto diferente da cidade. O setor de ciências agrárias eu de comunicação, por exemplo, ficam no bairro Juvevê, enquanto no prédio da Reitoria, localizado no Alto da XV, ficam as ciências da saúde, o Hospital das Clínicas, o Centro de Visão e o Departamento de Artes.

Já o Campi III, que fica no Jardim Botânico, compreende o Centro Politécnico e a Escola Técnica. O Hospital do Trabalhador, que também é de responsabilidade da universidade, fica no bairro Portão e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral fica no Água Verde.

Demais Campi

Os outros campus da Universidade Federal do Paraná ficam nas cidades de Palotina, onde ficam as ciências biológicas, em Pontal do Paraná, onde fica o centro de Estudos do Mar e os cursos de Oceanografia e Aquicultura, e também tem o campus de Matinhos, que possui 15 cursos variados.

Vestibular

Ao todo, a UFPR possui 77 opções de cursos de graduação, além dos 124 de especialização, 41 mestrados e 26 doutorados. Para ingressar no primeiro passo da vida acadêmica, ou seja, nos cursos de graduação, primeiramente é preciso passar no vestibular da instituição. Hoje em dia, ela também utiliza o ENEM como sistema de avaliação, e as datas das provas para 2012 ainda não foram divulgadas, logo as inscrições ainda não estão abertas.

Se você é estudante e deseja ingressar em algum os cursos que a UFPR tem a oferecer em 2012, dedique-se e siga seu sonho. É importante lembrar que a instituição possui 20% das vagas de cada curso destinadas para estudantes oriundos de escolas públicas, e mais 20% para alunos negros e pardos.

Pesquisar
Artigos Relacionados