Vestibular UFMG 2010 – Provas e Resultados do Vestibular UFMG

links patrocinados

Vestibular UFMG 2010 - Provas e Resultados do Vestibular UFMG

Vestibular UFMG 2010 – Provas e Resultado do Vestibular UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma instituição de ensino superior pública, tendo sido fundada no ano de 1927 e atualmente é uma das universidades mais renomadas do Brasil. Possui campi em duas cidades do estado mineiro: a capital, Belo Horizonte, e Montes Claros. Possui atividades de graduação, pós graduação, extensão, pesquisa e afins, bem como projetos sociais que devolvem para a comunidade diferentes serviços que de certa forma servem como retorno dos impostos pagos para que os estudantes ganhem boa parte da formação gratuitamente.

Além da formação superior, também oferece ensino técnico e fundamental, ciências agrárias, teatro universitário e afins. Isso faz da UFMG uma das instituições que mais recebe verbas do governo federal. Em 2011, por exemplo, teve um orçamento de um bilhão e meio de reais, sendo que conta com mais de dois mil e seiscentos docentes e quase cinqüenta mil alunos (sendo trinta mil só de graduação e quinze mil de pós graduação. Os rankings apontam a UFMG entre as dez melhores da América Latina e entre as três melhores do Brasil.

Em 2012, as inscrições para o vestibular foram de mais de sessenta e um mil de estudantes para pouco mais de seis mil vagas, resultando numa média de nove candidatos por vaga geral. Em 2010, foram sessenta e três mil inscritos, o que resulta num leve decréscimo, porém isso pode se dar a diferentes fatores, como número de treineiros e desistentes, etc. Alguns dos cursos disponíveis na UFMG incluem: Ciências da Computação, Engenharia Civil, Química, Estatística, Engenharia Elétrica, Antropologia, Geologia, Sistemas da Informação, Física, Engenharia Florestal, Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Produção, Medicina Veterinária, Engenharia Elétrica, Zootecnia, Filosofia, Matemática, Psicologia, Farmácia, Dança, Nutrição Cinema, Pedagogia, Química Tecnológica, Música, Biomedicina, Ciências Socioambientais, Educação Física, Turismo, Odontologia, Comunicação Social, Terapia Ocupacional, Geografia, Medicina, Direito, Administração, Arquitetura, Radiologia, Ciências Econômicas, Enfermagem, entre muitos outros.

Mais informações

A instituição conta com vinte e sete bibliotecas, com mais de cento e vinte mil pessoas inscritas e mais de dezesseis mil periódicos impressos. No quesito comunicacional, além de boletins informativos, a UFMG conta com a Rádio Educativa, a TV UFMG, a Revista Diversa, além obviamente do portal online, que é o site oficial da Universidade para notícias sobre vestibulares, inscrições, concursos de professores, etc. São mais de oitenta cursos de graduação e cinco de ensino à distância. A pós graduação conta com cinqüenta e oito cursos de doutorado, sessenta e seis de mestrado e três de mestrado profissional.

Alguns dos alunos famosos que se formaram na UFMG incluem: Carlos Drummond de Andrade (escritor, se formou em Farmácia), Dilma Rousseff (atual presidente da República, iniciou o curso de Economia), Juscelino Kubitschek (ex-presidente da República, formou-se em Medicina), Ivo Pintanguy (Cirurgião plástico), Fernanda Takai (da Banda Pato Fu, se formou em Comunicação Social), Samuel Rosa (da banda Skank, formado em Psicologia), Paulo Roberto Haddad (se formou em Economia, trabalhou como Ministro da Fazenda), Tancredo Neves (se formou em Direito, foi ex presidente da Repúblcia), além do escritor Fernando Sabino, entre outros.

Fotos

Vestibular UFMG 2010Vestibular UFMG 2010
UFMGUFMG
O vestibular da UFMG é um dos mais concorridos do paísO vestibular da UFMG é um dos mais concorridos do país

Pesquisar
Artigos Relacionados