Vestibular UEA 2012 – Provas e resultado do Vestibular UEA

Vestibular UEA 2012 - Provas e resultado do Vestibular UEA

Vestibular UEA 2012 – Provas e resultado do Vestibular UEA

Sobre o UEA 2012

A UEA, Universidade do Estado do Amazonas, é uma instituição de ensino superior que está vinculada ao Governo do Estado do Amazonas. Ele oferece cursos de ensino superior e pós-graduação mais de vinte cursos nas principais cidades do Estado, como em Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Maués, Novo Aripuanã, Manacapuru, Manicoré, Humaitá, Eirunepé, Coari, Boca do Acre, Lábrea, Tefé, Tabatinga, Carauari, Itacoatiara, Presidente Figueiredo e Parintins.

A criação da instituição se deu no ano de 2001, através da lei estadual nº 2.637 do dia de 12 de janeiro. Quem a sancionou foi o então governador Amazonino Armando Mendes. Na cidade e capital do Estado, Manaus, possui a reitoria e os principais unidades, que são: A Escola Normal Superior, Escola Superior de Artes e Turismo, Escola Superior de Ciências da Saúde, Escola Superior de Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido.

Estado do Amazonas

O Amazonas é um dos estados brasileiros. Ele é conhecido por ser o maior estado brasileiro em área, totalizando 1.570.745,680 km². Ele consegue ser maior que muitos países do mundo, inclusive juntando os países europeus França, Espanha, Suécia e Grécia. Se fosse um país, seria o décimo oitavo maior país do mundo, com área maior que o país da Mongólia, na África.

O Amazonas é o segundo estado mais populoso da região Norte, ficando atrás apenas do estado do Pará. Ele contém cerca de três milhões e quatrocentos mil habitantes. Entretanto, apenas duas cidades do estado têm população superior a cem mil habitantes, que são elas a capital do estado, Manaus e Parintins.

O estado de Amazonas tem por vizinhos em suas fronteiras o estado do Pará, a leste, os estados de Rondônia e Mato Grosso, no sul, o estado do Acre, a sudoeste, o estado de Roraima, a norte, e ainda os países do Peru, Colômbia e Venezuela.

Vestibular 2012

A data do vestibular 2012 ainda não foi definida, do mesmo modo que as inscrições ainda não começaram. No ano passado o período para os candidatos se inscreverem foi do dia 6 ao dia 23 de dezembro, pela internet. O calendário deste ano deve seguir o mesmo padrão e estipular as datas em períodos parecidos. A taxa de inscrição para o vestibular é de R$ 30.

As provas para os egressos 2011 foram aplicadas no começo do ano. A primeira fase 20 de fevereiro e a segunda, no dia 21 do mesmo mês. A UEA conta a nota do Enem agregada à nota somada na prova do vestibular. Por isso quem tiver interesse em adentrar a Instituição deve se inscrever no Enem para que suas chances aumentem. O prazo para se inscrever no Enem termina nesta sexta, 10 de junho.

Sobre Vestibular UEA 2013

Vestibular UEA 2013

A Universidade do Estado do Amazonas realizou exame do vestibular para o ingresso de novos estudantes de ensino superior para o ano de 2013.

Este ano a Universidade ofertou 5.060 vagas e teve mais de 53 mil candidatos inscritos no exame do vestibular. Em 2011 a UEA tinha mais 22 mil alunos matriculados na instituição, que exerce um papel fundamental no desenvolvimento social e intelectual do Estado do Amazonas.

No campus da capital do Estado os cursos mais procurados neste ano foram, , Medicina, Administração e Direito.

Vestibular UEA

O Vestibular da UEA acontece em duas etapas, a primeira avalia o candidato através da Prova de Conhecimentos Gerais e a segunda prova avalia os Conhecimentos Específicos. Os cursos de Música, Dança e Teatro realizam ainda, antes das outras etapas, a Prova de Habilidades Específicas, que tem caratér eliminatório.

Na primeira etapa do vestibular da UEA (Conhecimentos Gerais) todas as questões tem o mesmo valor e a nota se dá de 0 a 100. O candindato que tirar 0 na prova de Conhecimentos Gerais está, automaticamente, eliminado do exame vestibular.

A segunda etapa do exame é objetiva e específica. As provas são divididas em três grupos de cursos com disciplinas específicas de cada curso. A Redação vale 28 pontos.
O vestibular da Universidade do Estado do Amazonas acontece anualmente e é a forma maior mais pocurada para o ingresso na instituição de ensino superior.

Resultado

A aplicação das provas do processo seletivo da UEA começou na semana de 21 a 28 de outubro, com as Provas de Habilidades Específicas. As provas da primeira e segunda etapa do vestibular da UEA aconteceram nos dias 10 e 11 de novembro.

O Resultado final do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas será divulgado no portal da UEA no dia 04 de janeiro de 2013. O edital de matrícula ainda será publicado pela Universidade. Já no interior o curso que recebeu mais inscrições foi Enfermagem.

Política de Cotas

Para os cursos da UEA na capital do Estado, as cotas são de 80% para estudantes que tenham cursado todas as séries do Ensino Médio em escola pública. E 20% das vagas para candidatos que concluiram o Ensino Médio no exterior.

Estas regras não valem para os cursos da área da Saúde. Para os cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem, 50% das vagas são para estudantes que tenham cursado todas as séries do Ensino Médio em escola pública. A outra metade são para os alunos que tenham estudaram oito séries no Ensino Básico.

Os indígenas recebem as cotas na UEA com percentual de vagas no mínimo igaul ao percentual da população indígena que compõe o Amazonas.

UEA

A Universidade do Estado do Amazonas prioriza o ingresso do interior do Estado na instituição de ensino superior. Visando sempre oportunizar aos jovens o conhecimento e a permanência n mercado de trabalho.

A UEA busca o desenvolvimento econômico e social sustentável do Estado do Amazonas proporcionando novos rumos para os amazonenses.

Fotos

Confira Fotos sobre Vestibular UEA 2013:

Inscrições Vestibular UEA 2013 Provas Vestibular UEA 2013 Resultados Vestibular UEA 2013 2013 Vestibular UEA

GD Star Rating
loading...
Vestibular UEA 2012 - Provas e resultado do Vestibular UEA, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados