Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande

links patrocinados

Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande

Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande

A Furg – Fundação Universidade do Rio Grande – é uma das principais instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. Fundada em agosto de 1969, a Furg está sediada na cidade de Rio Grande, no extremo sul do estado. Ao todo, são quase oito mil estudantes na instituição, entre graduandos e pós-graduandos.

Histórico

A Furg surgiu num período em que a cidade de Rio Grande sofria com a falta de cursos superiores. Com isso, muitos jovens da cidade acabavam por se mudar para grandes centros, e dificilmente retornavam à sua cidade natal. Percebendo este problema, um verdadeiro movimento cultural foi criado em Rio Grande para demandar cursos superiores no município.

Inicialmente, o objetivo principal era a criação de uma escola de engenharia na cidade, considerando que o curso era um dos mais procurados pelos jovens que se mudavam de lá. Atualmente, a Furg possui dezenas de cursos em diversas áreas, sendo destaque nacional em áreas como ciências biológicas e oceanologia.

Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande

Uma das principais atrações da Furg é o Museu Oceanográfico, que recebe milhares de estudantes de todo o país a cada ano. A coleção de moluscos deste museu é considerada a maior da América do Sul. Contudo, a Furg também se destaca em outras áreas do conhecimento, como Direito, Artes Visuais, Pedagogia e diversas outras.

Cursos

Atualmente, a Furg possui cerca de trinta cursos de graduação, além de especializações, mestrados e doutorados. Você pode conhecer a lista completa de cursos da Furg no site da instituição.

Provas Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande

Processo seletivo

A partir de 2012, a Furg alterou seu sistema de entrada na instituição. Ao invés do vestibular tradicional, a Furg agora se utiliza do SiSU, ou Sistema de Seleção Unificada. A seleção dos novos acadêmicos, portanto, será feita integralmente a partir da nota obtida no Enem.

Para quem ainda não conhece este novo sistema, o SiSU funciona da seguinte maneira: entre os dias 7 e 12 de janeiro de 2013, os alunos que pretendem ingressas no ensino superior devem se inscrever no SiSU através da página do MEC. No momento da inscrição, o estudante deve informar duas opções de cursos e instituições de ensino.

Após o fechamento das inscrições, o SiSU determina automaticamente quais candidatos foram aprovados para os cursos que desejam como primeira opção. Este cálculo é feito através do desempenho dos estudantes no Enem de 2011. Quem for aprovado na primeira opção não poderá participar das chamadas para outras instituições. Portanto, caso a inscrição não seja feita, o estudante precisará repetir o processo no ano seguinte.

Para conhecer mais sobre o SiSU, acesse o site do MEC ou a página da Furg. Todo o processo seletivo é realizado de maneira bem rápida: em 15 de janeiro, três dias após o término das inscrições, a Furg divulgará os resultados da primeira chamada. As matrículas serão realizadas entre 19 e 20 de janeiro. A segunda chamada acontece no dia 26 de janeiro, com matrículas em 30 e 31 de janeiro. Até o dia 1º de fevereiro também é possível declarar interesse em um lugar na lista de espera.

Aprovados Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande Resultado Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande

Vídeo Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande

Confira um vídeo sobre ações realizadas na FURG

Pesquisar
Artigos Relacionados