Vestibular Cefet 2011 – resultado e provas do vestibular Cefet

links patrocinados

Vestibular Cefet 2011 - resultado e provas do vestibular Cefet

Vestibular CEFET 2011 – resultado e provas do Vestibular Cefet

Muitas cidades brasileiras contam com CEFETS. Muitas pessoas pronunciam a sigla, porém, não fazem ideia do que ela significa.

Um CEFET, porém, nada mais é do que Centro Federal de Educação Tecnológica, uma instituição diretamente ligada ao Ministério da Educação (MEC) que tem por objetivo ofertar cursos de ensino médio, técnicos e de nível superior.

Muitos CEFETS pelo Brasil afora têm se transformado em universidades tecnológicas. Este é o caso, por exemplo, da UTFPR, que funciona em Curitiba e diversas outras cidades do Paraná e já funcionou como um centro de educação tecnológica até 2005.

Recentemente, moradores de Leopoldina, em Minas Gerais, saíram às ruas pedindo que o CEFET do estado também ganhe o status de universidade tecnológica.

A transformação de um CEFET em universidade tecnológica garante à instituição, entre outras coisas, o maior acesso aos recursos financeiros provenientes do governo federal e aumento do número de vagas nos ensinos de nível médio e superior.

Vestibular CEFET 2011

Vestibular CEFET 2011

Para falar sobre o vestibular do CEFET em 2011, usaremos como exemplo o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, um dos mais expressivos e atuantes no Brasil.

Naquele ano, a instituição selecionou candidatos para ocupar trezentas e sessenta e cinco vagas através do processo seletivo tradicional, enquanto que outras noventa e uma vagas foram preenchidas por meio do Sistema de Seleção Unificada, que usa exclusivamente o Exame Nacional do Ensino Médio como método de seleção.

Os estudantes inscritos concorriam a uma vaga em um dos treze cursos ofertados pela instituição, entre os quais administração, engenharia ambiental, engenharia de automação industrial, engenharia da computação, engenharia de controle e automação, engenharia de materiais, engenharia de produção civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia mecatrônica e letras.

Provas Cefet

Provas do vestibular CEFET em 2011

O vestibular de 2011 do CEFET de Minas Gerais foi realizado em apenas uma fase, compreendida por prova de conhecimentos gerais de múltipla escolha e de uma redação, que continha também questões discursivas a respeito das obras literárias obrigatórias, entre elas Feliz Ano Novo, escrita por Rubem Fonseca e Prosas Seguidas de Odes Mínimas, de autoria de José Paulo Paes.

As provas foram aplicadas em dois dias e as questões eram referentes à matemática, biologia, física, química, história, geografia, língua portuguesa, língua estrangeira e literatura.

Resultados do vestibular e matrícula

O resultado do vestibular de 2011 do CEFET de Minas Gerais foi publicado no site da instituição em um documento no formato PDF. Cerca de quarenta candidatos foram aprovados em cada curso.

resultado Vestibular CEFET 2011

A matrícula deveria ser realizada no campus em que o candidato havia sido aprovado, sendo que o CEFET está presente em Araxá, Belo Horizonte, Divinópolis, Leopoldina e Timóteo.

Para efetuá-la era necessário apresentar certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar, certidão de nascimento ou de casamento, carteira de identidade, CPF, título de eleitor e duas fotos 3×4.

Os candidatos do sexo masculino deveriam apresentar ainda a prova de quitação com as obrigações do serviço militar. Todos os documentos deveriam ser apresentados no formato original e em uma cópia.

Simulados Cefet Matricula Vestibular Cefet

Pesquisar
Artigos Relacionados