Universidade UFMG

links patrocinados

Universidade UFMG

Universidade UFMG

Sobre a Universidade UFMG

Quando entramos na época do ensino médio, também conhecido como colegial, uma das maiores preocupações que domina a cabeça dos estudantes é passar por um vestibular que garanta uma vaga em uma instituição pública de ensino. A partir disso, esses alunos precisam escolher para qual universidade pretendem fazer a inscrição do vestibular e para qual curso.

Crescimento da instituição

Dentre as várias universidades federais existentes no país, em Minas Gerais é possível concorrer a uma vaga para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Como este estado é um que teve grande importância para a história do país ao fazer parte do seu desenvolvimento econômico, a região tem aspectos bem tradicionais, como a própria arquitetura de algumas cidades.

Justamente pelo contexto histórico pelo qual esse estado já passou, a UFMG surgiu na cidade de Ouro Preto, antiga capital do estado. A princípio, seu nome era Escola de Minas, sendo que depois passou a ser conhecida como a Faculdade de Direito.

O surgimento da instituição UFMG em si foi uma conseqüência da existência de várias outras escolas individuais que lecionavam cursos distintos. Assim, no momento em que foi possível perceber o crescimento da demanda por cursos profissionalizantes, a tendência era a de unir todos em uma escola só.

Ensino em números

Os dados mais recentes a respeito da UFMG permitem ter uma visão mais abrangente de qual é a realidade da instituição na comunidade onde está inserida. Em 2011, por exemplo, o número de inscritos para o vestibular chegou ao total de 70.113 pessoas. De modo geral, a concorrência pelas vagas chegou à proporção de 10,56 por uma.

Além disso, todo esse total de inscritos estava disputando uma vaga entre os 75 cursos diferentes disponíveis para a comunidade acadêmica. Ainda, considerando os cursos possíveis, as vagas de todos somam 6.640 lugares para abranger os novos estudantes da UFMG.

Os interessados em concorrer por uma vaga na UFMG podem se inscrever para cursos que são ministrados como licenciaturas, bacharelados, licenciatura e bacharelado, ou curso superior de tecnologia. Também é possível tentar ingressar na universidade por meio de uma pós-graduação como doutorado, mestrado, especialização ou residência médica. Para saber melhor, basta acessar o site oficial da universidade na internet.

UFF – Universidade Federal Fluminense

UFF - Universidade Federal Fluminense

UFF – Universidade Federal Fluminense

A UFF é uma instituição de ensino superior no Estado do Rio de Janeiro e que possui sede na Cidade de Niterói. A instituição existe desde 1960 e sobre o nome de Universidade Federal Fluminense existe desde 1965. A UFF é uma das melhores Universidades brasileiras com cursos que recebem as mais notas altas em avaliações federais.

Estrutura UFF

A Universidade Federal Fluminense oferece uma estrutura completa para alunos, servidores e docentes, além de ser construída junto a orla de Niterói tendo uma vista privilegiada da cidade do Rio de Janeiro. A Universidade oferece os mais requisitados cursos de Pós-graduação Stricto Senso, além dos cursos de graduação.

A UFF possui mais de 35 mil estudantes, contando estudantes do Ensino a Distancia. Ela conta com duas bibliotecas centrais, colégio agrícola, mais de 20 bibliotecas setoriais, hospital universitário, policlínica odontológica, creche da UFF, Centro de artes, Cine Arte com sala de cinemas, possui uma orquestra sinfônica e muito mais.

Cursos UFF

O numero de cursos de graduação oferecidos pela UFF é extenso abrangendo as áreas de Ciências da Saúde, Ciências Humanas, Ciências Naturais, Estudos Sociais Aplicados, Tecnológicos e Engenharias. Além dos mais de 40 programas de Mestrado e mais de 30 programas de Doutorado oferecidos na Pós-graduação Stricto Senso e diversos outros nos programas de Pós-graduação Latto Senso.

A lista completa de cursos oferecidos pela UFF pode ser conferida diretamente na pagina oficial da Universidade Federal Fluminense. São cursos de alto padrão e tecnologia como Biomedicina, por exemplo, dispostos em diversos campi, incluindo alguns fora de Niterói, como o Polo Universitário de Nova Friburgo que oferece o curso de Odontologia.

A UFF dispõe os cursos em Campus da Praia Vermelha, Campus do Gragoatá, Campus do Centro de Ciências Médicas, Campus do Valonguinho, Colégio Universitário Geraldo Reis, Escola de Enfermagem da UFF, Faculdade de Direito da UFF, Faculdade de Economia da UFF, Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF, Polo Universitário de Rio das Ostras e diversos outros.

Como estudar na UFF

Para pleitear uma vaga de graduação da UFF é preciso passar pelo concurso vestibular da instituição, realizado anualmente. A UFF também dispõe de vagas pelo Sisu, para anto é necessário contar exclusivamente com a nota do Enem.

Pesquisar
Artigos Relacionados