Unesp: cursos menos concorridos

Unesp: cursos menos concorridos

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, conhecida como Unesp, é uma das principais instituições públicas de Ensino Superior no Brasil. Fundada em janeiro de 1976, a Unesp é atualmente mantida pelo governo do estado de São Paulo, assim como Unicamp e USP.

Um dos grandes diferenciais da Unesp é seu caráter descentralizado, ou “multicampi”. Atualmente, a Unesp está presente em 24 municípios do estado de São Paulo. Atualmente, a instituição é considerada a segunda melhor universidade pública do Brasil, atrás apenas da USP. A Unesp oferece 168 cursos de graduação, além de 114 de pós-graduação, em modalidades como mestrado, doutorado e especialização.

Cursos da Unesp

Unesp cursos menos concorridos Unesp

Cursos da Unesp – a lista é bem ampla. A instituição oferece graduações nas mais diversas áreas de conhecimento, como engenharias, Física, Ciências Humanas, Ciências Sociais, Ciências Exatas e muito mais. Para conhecer a relação completa de cursos da Unesp, acesse o site da instituição e navegue pela guia “Graduação”.

Cursos menos concorridos

Processo seletivo

O acesso às vagas de graduação dos cursos da Unesp é oferecido através de concurso vestibular, realizado anualmente. Hoje, a instituição oferece 15% de suas vagas através do sistema de cotas sociais, para alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas.
Todos os anos, após o fechamento das inscrições para os concursos vestibulares, a Unesp divulga a relação de candidatos por vaga para cada um dos cursos oferecidos. Este número varia de ano para ano, mas serve para dar uma boa base sobre os vestibulares seguintes. Isso porque, na maioria das vezes, a relação de candidatos por vaga sofre poucas alterações entre um ano e outro. Confira, abaixo, quais foram os cursos menos concorridos da Unesp nos últimos anos.

Quais os cursos menos concorridos da UNESP

Cursos menos concorridos da Unesp

Nos últimos anos, o curso de Engenharia da Pesca, oferecido na cidade de Registro, tem sempre figurado entre os menos concorridos da Unesp, com média de 1,8 candidato por vaga. Outros cursos com menos de dois candidatos por vaga são o Bacharelado em Física, em São José do Rio Preto (1,3 candidato por vaga); Licenciatura em Física, em Presidente Prudente (1,5 candidato por vaga); e Meteorologia, em Bauru (1,3 candidato por vaga).

Confira Unesp cursos menos concorridos

Informações importantes

Às vezes, alguns cursos de graduação se tornam atraentes exatamente pela baixa concorrência, o que aumenta as chances de aprovação. Contudo, é muito importante ressaltar que este não deve ser um parâmetro na hora de escolher seu curso de graduação. A graduação em Física, por exemplo, é reconhecidamente muito difícil, sendo necessária uma dedicação extrema às disciplinas do curso. Passar no vestibular é apenas o primeiro passo. A dificuldade maior vem depois, com a graduação em si.

Outra informação importante é que não há nenhuma relação direta entre baixa concorrência e baixa qualidade dos cursos. O número de candidatos por vaga ilustra apenas a demanda de estudantes por aquela graduação. A Unesp é reconhecida pela qualidade de seus cursos e pela dificuldade de seu processo vestibular. Portanto, mesmo que você vá fazer o vestibular para um dos cursos menos concorridos, não deixe de estudar bastante para a prova.

GD Star Rating
loading...
Unesp: cursos menos concorridos, Nota: 4.3 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados