UnB: cursos menos concorridos

links patrocinados

UnB: cursos menos concorridos

Em todo o âmbito nacional, as universidades mais concorridas sempre são as estaduais e federais. Isso porque elas apresentam uma série de vantagens, começando pelos custos, já que elas são mantidas pelo governo e os alunos não precisam custear as mensalidades (que inclusive, costumam ser bem caras).

Sobre a UnB

A Universidade de Brasília (UnB) é a universidade federal do Distrito Federal, sendo seus gastos responsabilidade do governo. Todos os anos a universidade reúne milhares de inscritos, sendo uma média de 25 mil inscritos por ano de vestibular.

Para ser um estudante da universidade o aluno deve prestar o vestibular clássico ou entrar por meio do SISU, que tem como critério a própria nota do Ensino Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O processo seletivo da universidade é realizado em duas fases – sendo a primeira com questões objetivas e iguais para todos e a segunda com questões específicas com base no curso escolhido.

Cursos menos concorridos UnB

A UnB atua em todas as áreas e segmentos do mercado, ofertando cursos também em âmbito geral. Por um lado, garantir a sua vaga na universidade pode não ser assim uma tarefa tão fácil. Mas por outro, existem alguns cursos bem interessantes com pouquíssimos concorrentes todos os anos.

São eles os cursos de: matemática, física, zootecnia, terapia ocupacional, música, artes plásticas, licenciatura de ciências naturais, educação artística e química. É possível avaliar que esses cursos são interessantes, e quem sabe uma ótima oportunidade para você dar início à sua carreira.

Por que esses cursos?

Os cursos com a menor concorrência são em geral os cursos de licenciatura, como os cursos de matemática, física, química e educação artística. A queda vertiginosa pode ser avaliada como uma resposta aos incentivos dados aos professores. Desvalorizados no mercado, muitos são os indivíduos que decidiram apostar em outras profissões com um mercado mais amplo e vantajoso, como as engenharias, cursos na área de saúde, economia ou até mesmo os cursos de comunicação.

Porém, essa é uma tendência que promete ser deixada para trás com o passar dos anos, afinal, o salário dos professores já não está tão baixo e as suas condições e benefícios estão melhorando com o passar dos anos.

Além disso, em cursos como ‘ciências naturais’, música e artes plásticas, o problema pode estar no próprio mercado, que ainda é muito limitado em todo o território brasileiro.

Por outro lado, nunca é tarde para fazer o que você gosta. E caso a atração pelo ensino superior parte por esses cursos, aproveite a baixa procura para garantir o seu diploma do ensino superior em uma das instituições federais de maior renome em todo o Brasil e até mesmo na América Latina como um todo.

Curiosidades gerais

Em controversa, os cursos mais concorridos não ganham assim tanto espanto, já que nós já esperávamos por essa procura tão grande.

Assim, como já era de se imaginar, o curso mais concorrido todos os anos na Universidade de Brasília é o curso de medicina, afinal, pagar pelos custos desse curso em uma universidade privada é quase inimaginável para grande parte dos universitários que sonham em se tornarem médicos.

O curso tem uma média de 100 concorrentes por cada uma de suas vagas. Em seguida, estão também no ranking os cursos de direito (com 22 candidatos por vaga) e de engenharia civil (com 20 candidatos por vaga), também procurados com alta demanda em todo território nacional.

UnB: cursos menos concorridos UnB: cursos menos concorridos

UnB

Cursos menos concorridos

UnB: cursos menos concorridos

Pesquisar
Artigos Relacionados