UnB CESPE

links patrocinados

UnB CESPE

UnB CESPE

Localizada na capital federal, Brasília, a UnB (Universidade de Brasília) é uma instituição pública federal de ensino superior da região centro-oeste, sendo também uma das instituições mais respeitáveis e importantes do país. Junto com a Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), o Instituto Federal de Educação e a Escola Superior de Ciências da Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde do Distrito Federal (ESCS), a UnB é uma das únicas universidades públicas existentes na capital brasileira.

História da UnB

Construída em 1961, porém idealizada três anos antes, a UnB fez parte do Plano Piloto da nova capital brasileira, que havia sido fundada um ano antes pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek. A instituição foi elaborada a partir de várias discussões, como o projeto de ensino e estrutura física. Quem idealizou o projeto foi Anísio Teixeira, pedagogo e primeiro presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília, e Darcy Ribeiro, antropólogo eleito reitor daquele ano. Como Oscar Niemeyer foi o arquiteto do projeto da capital brasileira, ele também fez parte, junto com o arquiteto Lúcio Costa, da construção visual dos prédios da universidade.

Revolução universitária

Após o Golpe Militar de 1964, com a ditadura no poder, os projetos da UnB foram seriamente prejudicados. Os fundadores da instituição foram demitidos e a universidade transformou-se em um ambiente de expressão e revolta dos estudantes e professores durante o regime militar, na cidade de Brasília e em todo o Brasil. Por culpa dessa insatisfação, a instituição foi tomada pelas tropas do governo em 1968, onde vários alunos foram detidos.

Apesar de todas as adversidades, a UnB é considerada uma das cinco melhores instituições públicas do país pelo Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril. A maioria de seus programas de graduação e pós-graduação, principalmente de Antropologia, Matemática, Economia e Geologia, foi classificada com a nota máxima no exame aplicado pela CAPES, uma agência governamental.

Os melhores cursos de graduação e pós-graduação do Brasil

A UnB tem quatro campi distribuídos pelo Distrito Federal. Atualmente, a instituição oferece 103 cursos de graduação, 64 cursos de mestrado e 45 de doutorado. Além dos cursos presenciais, a universidade também tem 10 cursos à distância (Administração, Artes Visuais, Teatro, Pedagogia, Geografia, Música, Letras, Biologia, Educação Física e Administração Pública), integrantes dos programas ‘Projeto Pro Licenciatura’, ‘Projeto LIPED’ e UAB. Com a expansão da estrutura física da instituição, os departamentos de Biologia, Administração e Química, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cesp) e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT)

Concursos promovidos pelo UnB-Cesp

Todos os anos o Cesp promove concursos como o da ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) e o vestibular da Universidade de Brasília, que reúne vários candidatos disputando vagas todos os anos. Devido aos seus métodos de aplicação e agilidade, o sistema do Cesp é considerado um dos melhores do Brasil para realização de provas federais, estaduais e municipais. Mais informações sobre os editais, inscrições e datas podem ser vistas no site da UnB, no link do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos ou também no portal próprio do Cesp.

Fotos

Confira Fotos da UnB CESPE:

UnB CespeUnB Cespe
CespeCespe
O Cespe formula concursos públicos e vestibularesO Cespe formula concursos públicos e vestibulares

Pesquisar
Artigos Relacionados