UFRJ: Cursos mais concorridos

links patrocinados

UFRJ: Cursos mais concorridos

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida pela sigla UFRJ e também como Universidade do Brasil é atualmente, a maior universidade federal de todo o território brasileiro e está entre as três melhores universidades brasileiras. Além disso, a universidade está em oitava posição no ranking das melhores universidades de toda a América Latina.

Confira mais

UFRJ: Cursos mais concorridos Confira UFRJ: Cursos mais concorridos

Fundada no ano de 1920, a Universidade Federal do Rio de Janeiro é reconhecida internacional e nacionalmente pela sua excelência no campo de pesquisas e também no quesito ensino. Além disso, a UFRJ foi a primeira universidade federal a ser criada no país e serviu de modelo para todas as outras que foram criadas.

A universidade conta hoje com cerca de 580 cursos de pós-graduação, 157 cursos de graduação e ainda com nove unidades hospitalares, mais de 40 bibliotecas, sete museus e centenas de laboratórios.

A sede da UFRJ está localizada no Rio de Janeiro, mas possui campus em outras dez cidades.

Algumas das mais importantes e reconhecidas personalidades brasileiras formaram-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro, como o arquiteto Oscar Niemeyer, os médicos Osvaldo Cruz e Carlos Chagas e ainda os autores e escritores Vinicius de Moraes, Clarice Lispector e Jorge Amado.

Cursos mais concorridos

Cursos mais concorridos da UFRJ

O último vestibular realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ, recebeu 124.778 inscrições. Vale ressaltar que a universidade foi a mais procurada pelo SISU- Sistema de Seleção Unificada, usado como método de ingresso na universidade.

O curso mais concorrido da UFRJ no último vestibular foi o curso de Medicina. Em segundo lugar ficou o curso de Engenharia de Produção, seguido do curso de Engenharia Química.

Para se ter uma ideia da ampla concorrência na universidade, a nota de corte para o curso de medicina foi de 85,25.

UFRJ

Modos de ingresso na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Recentemente, a Universidade Federal do Rio de Janeiro adotou o sistema SISU e também o ENEM como método de ingresso na universidade. Isso quer dizer que só poderão ingressar na instituição estudantes que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Para o próximo vestibular, apenas 30% das vagas são destinadas aos candidatos que terminaram o ensino médio estudando em escolas da rede pública. Além disso, este aluno deverá ter e comprovar uma renda familiar inferior a um salário mínimo.

O ingresso em algum dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro também pode ser feito por meio de reingresso e também de transferência externa. Além desses métodos, é permitida a transferência interna entre cursos.

UFRJ: Cursos mais concorridos - saiba mais

Mais informações sobre a UFRJ

Quer mais informações sobre os cursos disponíveis de graduação e de pós-graduação, e também sobre as provas de vestibular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, acesse o site da instituição UFRJ. Lá você também tem acesso ao edital das provas e ainda confere todas as datas do calendário acadêmico da universidade.

Você ainda confere todos os meios de ingresso que estão disponíveis na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pesquisar
Artigos Relacionados