UFPA

links patrocinados

UFPA

UFPA

A Universidade Federal do Pará é uma instituição de Ensino superior criada em julho de 1957. A UFPA nasceu da integração de sete outras faculdades já existentes no Estado do Pará, eram Faculdades Federais, Estaduais e Publicas que foram integradas sobre a sigla da UFPA. Eram elas a faculdade de Medicina, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Farmácia, a Faculdade de Engenharia, A Faculdade de Odontologia, A Faculdade de Filosofia, Faculdade de Ciências e Letras e Ciências Econômicas e a Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais.

Dados da UFPA

Hoje em dia a UFPA é a maior Universidade da região chamada de Trópico Úmido. A UFPA possui uma comunidade composta de mais de cinquenta mil pessoas que abrangem a totalidade de 2.368 professores, entre efetivos, substitutos e visitantes. A UFPA tem em seu quadro 2.337 servidores técnicos administrativos.

Na área de ensino, já em alunos, são 6.861 estudantes de pós-graduação, destes 2.337 cursam o Stricto Senso. Dos cursos de graduação são 31.174 estudantes. Do total de alunos 20.460 cursam a graduação na Universidade da Capital e outros 10.714 estão no interior do Estado do Pará. A UFPA ainda possui 1.851 estudantes no ensino fundamental e médio e mais 2.916 alunos em Cursos Livres que sai oferecidos pelo Instituto de Letras e Comunicação e outros Institutos.

Na UFPA os interessados em estudar podem encontrar vagas em 338 cursos de graduação, que são oferecidos anualmente pela instituição e mais 39 programas de pós graduação, sendo que ainda constam no quadro da UFPA 38 cursos de mestrado e 17 programas de doutorado.

Estudar na UFPA

O estudante interessado em um dos cursos de graduação da UFPA precisa passar por um processo seletivo. Nele é preciso prestar a prova do Enem e depois mais um exame aplicado pela UFPA, a disponibilidade de cursos e as datas importantes para inscrição e realização das provas esta presente em edital na pagina da UFPA.

Para estudantes dos programas de pós-graduação os passos são quase os mesmos, faz-se necessário atentar para datas de inscrição dos programas de Pós-graduação, envio de projetos, entrevista e demais passos. Outras informações sobre avaliação dos cursos da UFPA, localidade dos Campi,estrutura de laboratórios, quadro de professores de cada instituto e outras duvidas basta acessar o site da UFPA e navegar pelas opções do menu.

 

Vestibular UFPE 2012 - Provas e resultado do Vestibular UFPE

Vestibular UFPE 2012 – Provas e resultado do Vestibular UFPE

Sobre o UFPE 2012

Segundo avaliações do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), a UFPE, Universidade Federal de Pernambuco, é o melhor órgão de ensino do Norte-Nordeste. Fundada há mais de 60 anos, além do campus na cidade de Recife, a universidade conta com mais dois campi: o Campus de Caruaru e o Campus de Vitória.

A universidade, que é pública, oferece mais de 95 opções de cursos de graduação e quase 200 de pós-graduação. O número de alunos ultrapassa os 30 mil e a quantidade de professores chega a 2100 profissionais das mais diversas áreas.

Enem

Nessa unidade de ensino superior, o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio é completamente diferente de todas as outras. A UFPE substitui a primeira fase de seu vestibular com a nova obtida na avaliação nacional.

Inscrições

As inscrições para a segunda etapa do processo seletivo (no caso, o próximo é o Vestibular 2012) ocorrem nos meses de setembro e outubro. A taxa é geralmente de R$ 80,00 e deve ser paga nas Agências do Banco do Brasil.

Cada candidato deve se escrever no site da Covest se quiser concorrer a uma das mais de 6 mil vagas abertas para o Vestibular UFPE 2012.

Provas

A primeira nota de cada candidato (correspondente a 50% do total) é calculada com base nas notas das quatro provas objetivas do Enem. Os valores são somados e divididos por quatro, assim, numa escala de zero a dez pontos, o futuro universitário terá uma média da primeira fase.

Como na nota do Enem já consta o desempenho do aluno na prova de redação, não existe mais essa avaliação no vestibular da UFPE. Para efeito de classificação, a nota da redação do Enem será convertida para uma escala de zero a oito pontos e vai compor parte da nota da prova de Português I do candidato na segunda fase.

Uma novidade, que começou a vigorar no ano passado, é eliminação da prova de Língua Estrangeira I na segunda fase, pois essa nota também virá do exame nacional. Apenas os ingressantes cujos futuros cursos contenham matérias específicas de Língua Estrangeira farão o teste.

A segunda etapa do vestibular acontece em dezembro e as provas discursivas são de Português (1 questão) e História ou Química. No segundo dia de provas, as disciplinas avaliadas são Geografia, Matemática, Física, Língua Estrangeira, Literatura, Biologia, Português 2, Teoria Musical e Geometria Gráfica.

O resultado do Vestibular UFPE deve sair em janeiro de 2012.

Pesquisar
Artigos Relacionados