UFMG Provas e Resultado

links patrocinados

UFMG Provas e Resultado

UFMG Provas e Resultado

Sobre a UFMG

Quem mora ou quer morar no estado de Minas Gerais tem a disposição uma das universidades federais mais bem cotadas do país: a UFMG. A Universidade Federal de Minas Gerais é uma instituição de ensino pública, que oferece uma série de programas e projetos de ensino, com cursos de graduação e pós-graduação.

A sede da universidade é localizada na cidade de Belo Horizonte, mas ainda tem os campi de Tiradentes e Montes Claros, que oferecem outros cursos. Além de faculdade, a UFMG oferece Escola de Ensino Fundamental, colégio técnico, teatro e núcleos de ciências agrárias, além de outros setores com intenso volume de pesquisa científica.

Crescimento da UFMG

A UFMG foi fundada no ano de 1927, ou seja, tem 83 anos de existência. Ela cresceu muito durante esses anos e, ao todo, são mais de quatro mil funcionários e dois mil docentes. Por causa do seu grande desenvolvimento científico, a UFMG é uma das instituições de ensino que mais recebe verba do Governo Federal (em 2009, por exemplo, recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos).

Vestibular da Instituição

O vestibular da UFMG para o ingresso em 2012 já está com a data das inscrições marcadas. Dos dias 12 de agosto a 09 de setembro, os alunos poderão se inscrever para adentrar em um dos 75 cursos que ainstituição oferece. O valor da inscrição é de R$ 95,00.

As provas sempre ocorrem em duas etapas: a primeira delas é referente ao ENEM – o Exame Nacional do Ensino Médio. A prova é objetiva e o desempenho do ENEM é o que seleciona os alunos para a segunda fase. A nota é obtida através de média aritmética simples.

A segunda fase é relativa a questões específicas sobre o curso escolhido, mais a redação do ENEM. A primeira fase corresponde a 64 pontos, e a segunda fase tem o peso de 96 pontos. O resultado do vestibular sai em poucas semanas após a data de provas, e você confere no site da instituição.

Cursos

A UFMG oferece cursos nas mais diversas áreas de conhecimento, como ciências agrárias, biológicas, da saúde, exatas e da terra, humanas, sociais e aplicadas, engenharias, linguísticas, letras e artes.

UFMG Cursos

UFMG Cursos

Sobre a UFMG Cursos

Com aproximadamente 24.552 alunos de graduação e outros 12. 927 em pós-graduação, a Universidade Federal de Minas Gerais é uma importante instituição de ensino a ser levada em consideração na hora do aluno vestibulando, ou pós, procurar pelo melhor curso para a sua formação. A UFMG também tem programas de projetos de pesquisa e extensão, cada um com suas linhas de atuação.

Divisões nos cursos da UFMG

As categorias classificadas dentro das opções de cursos da UFMG são Graduação, Pós-Graduação. A Graduação é o curso de nível superior e é mais procurado na época dos vestibulares, pois esse é o primeiro passo para o aluno entrar no ensino superior.

A pós-graduação, como o próprio nome sugere, é o curso procurado quando um aluno conclui a sua graduação. Esse estudo normalmente tem a duração de um ano e pode ser subdividida em dois ramos: especialização ou mestrado/ doutorado. Nesse momento, o aluno graduado decide por qual área da sua própria formação ele se interessa mais e gostaria de continuar a estudar, fazer pesquisas, e atuar profissionalmente.

Escolho dos Cursos na UFMG

Os cursos para a graduação da UFMG são das áreas de: ciências agrárias; ciências biológicas; ciências da saúde; ciências exatas e da terra; ciências humanas; ciências sociais aplicadas; engenharias; lingüística, letras e arte. Antes de escolher, o aluno pode participar de feiras de profissões, fazer testes vocacionais, e buscar o auxílio que for necessário para facilitar o momento de decidir o futuro da sua carreira profissional.

Depois dessa primeira seleção, a UFMG oferece cursos de pós-graduação para todas as áreas que já são citadas na graduação e ainda ramifica cada setor para explorar as especializações possíveis. Normalmente, a decisão na hora de escolher um segundo curso não é tão difícil quanto o primeiro. Ao longo do tempo de estudo da graduação o aluno já percebe com quais características daquele curso ele tem mais afinidade e interesse em continuar estudando.

Pesquisar
Artigos Relacionados