UFMG: cursos mais concorridos

links patrocinados

UFMG: cursos mais concorridos

A Universidade Federal de Minas Gerais, ou simplesmente UFMG, é uma das principais instituições brasileiras de Ensino Superior na esfera federal. Além de sua sede na capital mineira, a UFMG possui também um campus na cidade de Montes Claros. Fundada em 1927, atualmente a UFMG tem mais de 30 mil estudantes apenas nas graduações, além de outros 14 mil em programas de pós-graduação, incluindo especializações, mestrado e doutorado.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a UFMG é uma das instituições de ensino públicas que mais recebe recursos federais, o que é reflexo do alto número de cursos e programas de extensão e pesquisa oferecidos pela universidade. Em 2010, a UFMG liderou o ranking de solicitação de patentes junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), o que consolidou a universidade como uma dos principais núcleos de inovação do país. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre os cursos da UFMG.

Cursos oferecidos pela UFMG

A lista de cursos de graduação oferecidos pela UFMG é bastante extensa.

UFMG: cursos mais concorridos Cursos mais concorridos

Para fins de organização, os cursos são divididos em oito grandes áreas do conhecimento: Engenharias; Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Biológicas e Ciências Agrárias. Cada uma destas áreas de conhecimento possui várias graduações. No setor de Engenharias, por exemplo, podemos encontrar cursos como Civil, Ambiental, Aeroespacial e Metalúrgica, dentre outros.

UFMG

Processo seletivo

Atualmente, as vagas nos cursos de graduação da UFMG são preenchidas através da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ou seja, a nota do ENEM é utilizada integralmente para prover o acesso às vagas. Portanto, quem deseja ingressar na UFMG deve, primeiro, participar do ENEM no ano anterior. Para fins de classificação, a UFMG utiliza as provas objetivas com caráter eliminatório, e as redações com caráter classificatório.

Para estar apto a uma vaga na UFMG, o estudante deve igualar ou superar a nota de corte do curso de graduação que deseja fazer. Se alcançar a nota, o candidato estará automaticamente na lista de classificados ou na lista de espera, dependendo da sua posição em relação a outros candidatos.

Cursos mais concorridos na UFMG

Cursos mais concorridos da UFMG

A relação de candidatos por vaga, que determina a concorrência de um curso, varia de ano para ano. Entretanto, há cursos tradicionalmente mais concorridos. Em 2013, por exemplo, os três cursos mais concorridos da UFMG foram os mesmos do ano anterior: Medicina, que teve quase 16 mil inscritos e uma relação de 49,7 candidatos por vaga; Engenharia Química, com 1450 inscritos e relação de 24,2 candidatos por vaga; e Publicidade, com 745 concorrentes e relação de 18,6 candidatos por vaga.

Confira UFMG: cursos mais concorridos

Importante

É importante ressaltar que a relação de candidatos por vaga tem um caráter principalmente ilustrativo, não servindo como base para classificar a qualidade dos cursos de graduação. Se você quer saber mais sobre a avaliação dos cursos, uma boa opção é o Guia do Estudante, que oferece um ranking completo dos melhores cursos oferecidos no Brasil nas mais variadas áreas.

Pesquisar
Artigos Relacionados