UFMA: cursos mais concorridos

links patrocinados

UFMA: cursos mais concorridos

A Universidade Federal do Maranhão, conhecida pela sigla UFMA, é a principal instituição pública de ensino superior do Maranhão. Além de possuir sua sede na capital, São Luís, a UFMa também atua em diversos outros municípios do estado, com campi em cidades como Pinheiro, Imperatriz, Bacabal e Codó.

A UFMA foi fundada em 1966, a partir da extinta Faculdade de Filosofia de São Luís. Em seus primeiros anos, além do curso de Filosofia, a instituição também oferecia graduações em Enfermagem, Serviço Social e Medicina. Nos anos seguintes, a instituição também agregou a Faculdade de Direito e a Escola de Farmácia e Odontologia, ampliando seu número de cursos e a área de atuação. Hoje, os cursos da UFMA se dividem em cinco grandes áreas do conhecimento, totalizando 39 cursos.

Cursos oferecidos pela UFMA

UFMA: cursos mais concorridos UFMA

Os cursos da UFMA se dividem nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Sociais; Ciências Humanas; Ciências Exatas e Tecnológicas; Ciências Biológicas e da Saúde; e Ciências Agrárias e Ambientais. Cada uma destas áreas abrange vários cursos de graduação. As Ciências Humanas, por exemplo, têm cursos como Teatro, Filosofia, Geografia e Letras, dentre outros. Para acessar a lista completa de cursos de graduação oferecidos pela UFMA, visite o site do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas), disponível na página da UFMA.

Cursos mais concorridos

Processo seletivo

Atualmente, a UFMA preenche suas vagas de graduação através do vestibular tradicional e do Programa de Seleção Gradual (PSG), que consiste em provas aplicadas durante o Ensino Médio. Nos dois casos, os exames acontecem em duas fases. O PSG geralmente é aplicado em dezembro, enquanto o vestibular tradicional acontece no mês de janeiro. A UFMA também adota o programa de cotas sociais para alunos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, além de oferecer parte de suas vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Confira UFMA: cursos mais concorridos

Cursos mais concorridos da UFMA

Embora a relação de candidatos por vaga varie de ano para ano, os cursos mais concorridos da UFMA são geralmente os mesmos. O curso de Medicina, por exemplo, lidera a lista de mais concorridos com uma média anual em torno de sessenta candidatos por vaga. O curso de Direito também é bastante concorrido, com uma média próxima a trinta candidatos por vaga. Outros cursos que têm concorrência alta na instituição são os de Odontologia, Engenharia Elétrica, Agronomia e Nutrição. Os cursos de Ciências Sociais, por sua vez, costumam ter um número menor de candidatos, com valores geralmente próximos de 12 por vaga.

Universidade Federal do Maranhão

Saiba mais

Todos os anos, após o fim do período de inscrições para o vestibular, a UFMA divulga a relação completa de candidatos por vaga para todos os cursos disponíveis. É importante ressaltar que estes números têm um caráter meramente ilustrativo, não possuindo nenhuma relação direta com a qualidade do curso ofertado. Se você quer saber mais sobre os melhores cursos da UFMA, sugerimos uma pesquisa no ranking produzido pelo Guia do Estudante, uma das publicações mais conceituadas sobre a vida acadêmica brasileira. A UFMA possui vários cursos classificados com cinco estrelas, pontuação máxima oferecida pelo guia.

Pesquisar
Artigos Relacionados