UFBA: cursos mais concorridos

links patrocinados

UFBA: cursos mais concorridos

Fundada em 1946, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) possui seus campi localizados em Salvador, Barreiras e Vitória da Conquista. Com quase sete décadas de existência, a universidade seleciona seus alunos através do Sistema Unificado de Seleção, o SISU. Essas vagas são ofertadas somente para entidades públicas, federais e estaduais.

Na UFBA, os cursos mais concorridos são os de Medicina e Engenharia, que atraem milhares de inscritos anualmente e os tradicionais de Administração, Psicologia e Design, que também entraram na lista dos mais disputados. Confira agora um pouquinho de três dos principais e mais requisitados cursos citados acima.

O curso de Medicina

Assim como acontece em praticamente todas as universidades que oferecem esse curso, a graduação de Medicina é uma das mais tradicionais da instituição de ensino superior. Com o campus situado na capital da Bahia, a procura pelo curso teve um aumento em quase 100% em um prazo de cinco anos.

Todo ano, são registrados muitos inscritos em Medicina. No vestibular mais atual feito pela instituição, essa opção registrou um número superior a 58 candidatos para disputar uma única vaga do curso. No total, são aproximadamente 128 vagas ofertadas por ano para mais de sete mil vestibulandos inscritos.

O curso de Engenharia

A área da engenharia em si é bastante ampla. Da mesma forma que ocorre com outras instituições de ensino, esse curso também é muito concorrido pelos futuros alunos da UFBA. A graduação de Engenharia Civil aparece com um número maior que 36 candidatos por vaga, em sua última seleção. Foram em torno de 1173 pessoas que se inscreveram para tentar ingressar como um dos 32 alunos da universidade de engenharia.

Outras variações dessa área são a Engenharia Sanitária e Engenharia Ambiental, que também são muito disputadas. Para essa graduação foram registrados, no último processo seletivo, mais ou menos 574 inscritos através do Sistema de Seleção Unificada para apenas 32 vagas. Esses números caracterizaram uma média de concorrência de 17,94 vestibulandos por vaga. Vale lembrar que ambos os campi estão localizados no município de Barreiras, situada a 850 km de Salvador.

O curso de Administração

Administração é um dos cursos mais concorridos não só UFBA, mas também no Brasil. As matrículas de bacharéis e tecnólogos nessa área específica correspondem a quase um milhão das 5,9 milhões que estão disponíveis. O número de concorrência para essa graduação chegou a 17,91 pessoas para as 32 vagas oferecidas no último vestibular da Universidade Federal da Bahia.

Localizado na cidade de Barreiras, o campus desse curso calculou aproximadamente 573 inscritos na última abertura do sistema do SISU. Os identificadores expressivos da Administração podem ser explicados devido ao amplo mercado oferecido e em função desta profissão ser uma das mais procuradas pelas empresas de todas as áreas e diferentes portes.

Apanhado geral

Que existem alguns cursos mais concorridos que outros não é novidade. Entretanto, é necessário entender os motivos para tal. Na maioria das vezes, essas graduações vão gerar profissões mais disputadas no mercado de trabalho. Isso se deve pelo fato de que, normalmente, a remuneração será melhor, o status tornará o profissional importante e a empregabilidade será alta. Ainda, pode haver uma combinação de dois ou mais destes fatores.

Outra característica que torna um curso mais concorrido é o tipo de graduação. As instituições de ensino oferecem aos candidatos as opções de licenciatura, bacharelado, tecnológico e Área Básica de Ingresso (ABI).

Nos três cursos apresentados acima, quando os alunos receberem o seu diploma, serão considerados bacharéis em suas profissões. O único curso que possui dois graus é o de Administração. Além de ser bacharel, o aluno poderá ser tecnólogo.

O bacharelado é caracterizado como um curso de formação científica ou humanística. Este confere, ao recém-formado, competências e capacidades em um campo do saber específico para pode exercer a sua atividade cultural, acadêmica ou profissional, com o grau em bacharel.

Já o grau tecnológico confere uma formação especializada nos ramos científicos e tecnológicos e o seu tempo de duração é menor. Depois de formado, a área em que o profissional pode atuar é referente aos eixos tecnológicos.

UFBA: cursos mais concorridos UFBA

Cursos mais concorridos

Universidade Estadual da Bahia

Confira os Cursos mais concorridos da UFBA

Pesquisar
Artigos Relacionados