UFAC: cursos mais concorridos

links patrocinados

UFAC: cursos mais concorridos

A UFAC (Universidade Federal do Acre) é a única instituição de ensino superior pública do estado. Além de sua sede central, localizada na capital Rio Branco, a UFAC possui também um campus na cidade de Cruzeiro do Sul. A instituição foi criada em março de 1964, oferecendo inicialmente apenas o curso de Direito. Quatro anos depois, começaram a ser disponibilizados também os cursos de Pedagogia, Letras, Matemática, Estudos Sociais e Ciências Econômicas.
Em seus primeiros anos, a UFAC era um centro universitário estadual. Sua federalização aconteceu em 1974, quando recebeu o nome pelo qual é conhecida atualmente. Hoje, a UFAC oferece dezenas de cursos de graduação, além de mestrados e especializações.

Cursos da UFAC

UFAC: cursos mais concorridos UFAC

Além dos cursos disponibilizados desde a década de 1970, a UFAC também possui graduações como Filosofia, Geografia, Música, Física, Economia e diversas outras. A relação completa de cursos de graduação disponíveis na instituição pode ser acessada na página oficial da UFAC.

Em relação às especializações, a UFAC disponibiliza 12 cursos, como Educação Infantil, Saúde, Tecnologia de alimentos e Literatura Comparada. A instituição possui ,também seis cursos de mestrado, como Letras, Produção Vegetal e Desenvolvimento Regional.

Cursos mais concorridos

Processo seletivo

O acesso aos cursos superiores de graduação da UFAC é realizado exclusivamente através do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), tendo a nota do ENEM como único critério para convocação de candidatos. A seleção é realizada anualmente, com as notas finais sendo calculadas através da soma da pontuação do Enem com a nota da Redação, que tem peso dois no cálculo.

A grande maioria dos cursos superiores da UFAC disponibiliza cinquenta vagas anuais. Alguns, como o bacharelado em Geografia, oferecem quarenta vagas. O curso que menos oferece vagas anualmente é o de licenciatura em Música, com apenas vinte vagas disponíveis.

Para disputar uma das vagas da UFAC, o candidato deve alcançar a nota de corte da graduação pretendida. Este número pode ser pesquisado na plataforma Sisutec. Caso alcance (ou supere) a nota de corte necessária, o candidato deve aguardar o preenchimento das vagas de acordo com as notas obtidas pelos concorrentes.

Se a pontuação do candidato deixá-lo dentro do número de vagas oferecidas, será possível participar da convocação para a primeira chamada. Caso contrário, o estudante ficará na lista de espera, precisando ficar atento aos prazos das chamadas complementares, que são realizadas através do site da instituição. Embora a grande maioria dos cursos da UFAC tenha uma concorrência entre 10 e 20 candidatos por vaga, há aqueles cursos muito mais concorridos, com um alto grau de dificuldade de acesso.

Quais os cursos mais concorridos

O curso mais concorrido da UFAC

O bacharelado em Medicina é, de longe, o curso mais concorrido da UFAC. No último processo seletivo da instituição, a proporção de candidatos por vaga foi de 183,2 por um. Este valor é quase o triplo do segundo curso mais concorrido da instituição, Direito, que teve uma relação de 67,7 candidatos por vaga.

Confira UFAC: cursos mais concorridos

Outros cursos concorridos da UFAC

Outros cursos da UFAC que se destacam pela alta concorrência são Enfermagem (57,3), Nutrição (31,9) e Engenharia Elétrica (18,6).

Pesquisar
Artigos Relacionados