UEM PAS

links patrocinados

UEM PAS

UEM PAS

Os estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior público precisam passar por diferentes métodos de processos seletivos. O mais conhecido é o do vestibular, onde o candidato é avaliado em uma série de provas que reúnem disciplinas abordadas durante os três anos do ensino médio. Neste mesmo formato, os candidatos ainda podem ingressar através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Um modelo que vem sendo utilizado por algumas instituições de ensino superior de todo o país é o processo se avaliação seriada, que consiste em avaliar o candidato em três provas, sendo que cada uma delas é aplicada ao final do ano do ensino médio.

Desta forma, o candidato pode ser melhor avaliado e ainda realiza provas que condizem com a sua realidade. Ele irá responder questões que foram abordadas durante o primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio. Isso evita problemas e também o próprio aprendizado e estudo para a resolução da prova.

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná, adota o Processo de Svaliacao Seriada, conhecida como PAS, há alguns anos. Com isso, os estudantes da cidade, da região ou ainda interessados em ingressar em um dos cursos oferecidos pela instituição podem participar da seleção.

Como funciona UEM PAS

Com o PAS da UEM os candidatos devem se inscrever durante o primeiro, segundo e terceiro ano do ensono médio. As provas são aplicadas sempre no mês de dezembro, ao final do ano letivo, e o candidato responde a questões estudadas apenas no ano em que terminou.

Por conta disso, o candidato precisa fazer todas as provas para poder participar da seleção. Se ele fez a primeira e não fez a segunda, está automaticamente eliminado do processo seletivo.

Inscrições UEM PAS

Os candidatos precisam ficar atentos aos períodos de inscrição do PAS para não perderem o processo seletivo. O curso é escolhido somente no terceiro ano de prova. No site especial do PAS é possível conferir o regulamento completo para participação e também as provas anteriores.

UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana

UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana

A UEFS foi criada em 1976, no contexto da interiorização da educação superior no país. Na época, o estudo superior na Bahia estava concentrado na capital, Salvador. No final da década de 1960 começaram a ser instalados alguns centros de ensino em outras localidades do estado, com destaque para Feira de Santana.

Inicialmente, a UEFS era conhecida como Fundação Universidade de Feira de Santana (FUFS). O nome da instituição foi alterado em 1980, durante a reforma administrativa do estado. Atualmente, a UEFS é destaque em sua região, graças à qualidade de ensino e pesquisa.

Estrutura

Hoje, a UEFS é composta por sete módulos para as atividades acadêmicas. As atividades administrativas se concentram nos Centros Administrativos I, II e III. Há também outros locais como creche, biblioteca, centro de informática, parque esportivo, centro de cultura e artes, seis clínicas odontológicas e muito mais.

Além do campus de Feira de Santana, a UEFS também possui outros dois campi avançados, em Lençois e Santo Amaro. Ambos foram criados na década de 1990 com o objetivo de descentralizar os cursos de graduação e pós-graduação.

Ao todo, a UEFS disponibiliza 23 cursos, cobrindo as áreas de Ciências Humanas, Tecnologia e Ciências Exatas, Ciências Naturais e Saúde e, por fim, Letras e Artes. Os cursos incluem Direito, História, Pedagogia, Medicina, Odontologia, Engenharia Civil e diversos outros. A lista completa de cursos pode ser encontrada na página da instituição.

Processo seletivo

Desde 2010 a UEFS oferece dois processos seletivos por ano. As vagas são preenchidas semestralmente, com exceção de Medicina e Farmácia. As provas são aplicadas em janeiro e julho, durante três dias. Os editais dos processos seletivos em andamento, além daqueles já concluídos, podem ser encontrados na página da UEFS na Internet.

Se você vive na região de Feira de Santana, ou está à procura de uma boa instituição de Ensino Superior para fazer uma graduação, acesse o site da UEFS e se informe sobre a universidade. Estudar na UEFS é garantia de qualidade de ensino.

Pesquisar
Artigos Relacionados