UEM: cursos mais concorridos

links patrocinados

UEM: cursos mais concorridos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é uma das principais instituições públicas de ensino superior do estado do Paraná. Além do campus central de Maringá, a UEM também possui unidades nas cidades de Umuarama, Ivaiporã, Goioerê, Cidade Gaúcha e Cianorte. A UEM foi criada em 1969, através da incorporação de três faculdades e um instituto.

Cursos da UEM

UEM: cursos mais concorridos UEM

Atualmente, a UEM possui mais de 20 mil estudantes, sendo que 17 mil deles estão distribuídos nos cursos de graduação, enquanto o restante se divide em especializações, mestrados e doutorados.
Hoje, a UEM oferece 63 cursos de graduação. Alguns deles, como Educação Física e Ciências Contábeis, estão disponíveis tanto na cidade de Maringá quanto em outros campi. Outros, por sua vez, são encontrados apenas na sede central ou em algum campus.

O acesso aos cursos de graduação da UEM é feito através do vestibular. Recentemente, a instituição deixou de utilizar a nota do ENEM para a oferta de vagas nos cursos de graduação, mas ainda mantém a reserva de vagas por cotas sociais. O vestibular da instituição é realizado duas vezes por ano, geralmente nos meses de julho (vestibular de inverno) e dezembro (vestibular de verão).

Cursos mais concorridos

Concorrência do vestibular da UEM

Após o fechamento do período de inscrições, a UEM divulga a relação de candidatos por vaga de seu concurso vestibular. Embora este número varie de edição para edição, geralmente mantém-se a média de concorrentes. O curso de Medicina, por exemplo, costuma sempre ser o mais concorrido da UEM. No vestibular de verão de 2013, a concorrência do curso ficou em 322,8 candidatos por vaga.

O curso de Medicina se destaca pela dificuldade de se conquistar uma vaga. Este é o único curso de graduação da UEM que costuma apresentar um número superior a 100 candidatos por vaga. Contudo, há outros cursos reconhecidamente concorridos, como Engenharia Mecânica (51,5 candidatos por vaga), Engenharia Civil (55 candidatos por vaga), Arquitetura e Urbanismo (78,1 candidatos por vaga) e Direito (51,3 candidatos por vaga). No vestibular de inverno de 2013 estes foram, juntamente com Medicina, os cinco cursos mais concorridos da UEM. No vestibular de verão de 2013, o curso menos concorrido foi o de Licenciatura Plena em Ciências, que apresentou uma relação de 0,6 candidatos por vaga.

Conheça os cursos mais concorridos

Inscrições

A UEM é uma das instituições com melhor avaliação na região sul do Brasil. Portanto, se você pretende disputar uma vaga na universidade, fique atento aos prazos de inscrição do próximo concurso vestibular. Cada processo seletivo da universidade oferece cerca de 1,5 mil vagas, sendo que 20% delas são ofertadas para alunos inscritos em cotas sociais. Caso o cotista consiga um desempenho superior na prova, poderá ser classificado na concorrência universal, deixando a condição de cotista.

Universidade Estadual de Maringa

Saiba mais

Se você pretende tentar vestibular na UEM, a melhor fonte de informações a respeito dos processos seletivos é o site da CVU (Comissão Central do Vestibular Unificado). Na página são disponibilizadas todas as informações relacionadas aos vestibulares da instituição, como prazos, valores de inscrição e convocações para matrícula.

Pesquisar
Artigos Relacionados