Teste Vocacional onde fazer e como funciona

links patrocinados

Teste Vocacional onde fazer e como funciona

Teste Vocacional onde fazer e como funciona

Você sabe o que é teste vocacional? O teste vocacional se tornou muito popular entre os brasileiros há pouco tempo, porém desde que sua importância foi notada até mesmo as próprias instituições começaram a disponibiliza-lo. Trata- se de um teste para auxiliar o estudante qual carreira profissional combina mais com a sua personalidade. Dúvida que é muito comum principalmente entre os adolescentes e que aumenta quando chegam a fase pré-vestibular, as pessoas ao redor opinam qual melhor a opção é melhor, as notícias sobre o mercado de trabalho trazem as profissões mais bem remuneradas, enquanto que o jovem não encontra aptidão para o que os pais sugerem que ele escolha, e no meio de tanta pressão o que fazer?

Para isso surgiram os testes vocacionais hoje em dia estão disponíveis até mesmo na internet, é preciso que esteja atento na escolha de sites confiáveis para fazer um teste vocacional, contudo a melhor opção ainda é procurar as instituições de ensino, atualmente a maioria oferece o teste vocacional antes da inscrição para o vestibular ou até mesmo um psicólogo ou pedagogo da sua confiança.

Como funciona

O teste vocacional nada mais é do que uma técnica para que você conheça mais a respeito de você, uma pessoa não tem aptidão apenas para uma coisa, mas sim para várias, porém basta saber quais áreas você domina. O teste vocacional acontece em duas etapas, primeiro autoconhecimento e depois análise profissional.

Teste vocacional

No autoconhecimento o teste irá mostrar quais são as influências das pessoas ao seu redor, qual escolha é sua e quais profissões são escolhas dos seus pais, familiares e amigos ou até mesmo da sociedade. A influência das disciplinas escolares, a classe social em que você está inserido, o que você lê sobre profissões, suas expectativas, ‘modismo’, cursos com menor concorrência, além da falta de conhecimento sobre carreiras e cursos. Você também terá a oportunidade conhecer a realidade em que está o mercado de trabalho, e identificar suas vocações e capacitações.

Na análise profissional são consideras as características dos cursos e das profissões, uma a uma. Quais as habilidades exigidas, vantagens e desvantagens, áreas de atuação, oportunidades, as políticas de governo, a situação do mercado de trabalho, como áreas em que o mercado está saturado de profissionais, além de incentivos e restrições.

escolha profissional - teste vocacional

Depois do teste vocacional…

O teste vocacional pode veio para auxiliar, mas por outro lado pode deixar o estudante ainda mais confuso. O medo de fazer a escolha errada, de iniciar um curso e depois desistir, são algumas das dúvidas que podem acompanhar alguns estudantes, porém antes de fazer um teste vocacional, ou mesmo depois, lembre-se sempre que quando você faz uma escolha planejada, consistente as chances são menores de erro, porém se isso acontecer não é motivo para desistir mas sim seguir em frente e fazer o que você realmente gosta. O importante é dar o pontapé inicial, sem medo e descobrir o que você quer fazer para o resto da sua vida. Importante lembrar também que uma carreira não lhe impede de outras paralelas, hoje em dia muitas pessoas adequam sua rotina para se dedicarem a mais de um trabalho, muitas vezes apenas por prazer. Então se ainda não fez o seu teste vocacional, não tenha medo, procure o mais próximo de você, este é um recurso sem compromisso e lembre-se a palavra final é sua!

teste vocacional- carreira e personalidade Teste vocacional- escolher a profissão

Teste Vocacional onde fazer e como funciona

Confira um vídeo sobre o teste vocacional:

Pesquisar
Artigos Relacionados