Teste Vocacional

links patrocinados

Teste Vocacional

Teste Vocacional

Na hora de escolher uma carreira para seguir, sempre bate aquela dúvida e, principalmente, o medo de errar. Afinal, são tantas opções diferentes, tantas coisas legais para se fazer, que realmente não é fácil decidir e nem mesmo reconhecer as próprias potencialidades. Felizmente, existem recursos com os quais se podem contar nessa hora e um dos mais conhecidos é o teste vocacional.

Leia atentamente todas as informações sobre esse tipo de teste e veja que ele pode ser uma boa ferramenta para que você comece a optar pelos caminhos que vai seguir.

• O que é teste vocacional?

Antes de mais nada, o teste vocacional é um teste de autoconhecimento. Por meio de algumas perguntas que são cuidadosamente elaboradas, torna-se possível levantar quais são as principais aptidões e interesses daquele indivíduo. A partir disso, indicam-se algumas áreas de atividade profissional que ele pode exercer, de acordo com os dados que foram constatados.

O teste vocacional é, na verdade, um teste de personalidade, uma vez que identifica a presença, ou não, de determinados traços psicológicos e de personalidade em uma pessoa. É por isso que normalmente o teste é elaborado, aplicado e avaliado por psicólogos, especializados nessa área.

Essas características psicológicas e de personalidade que aparecem no teste são cuidadosamente vinculadas a perfis profissionais, possibilitando que a pessoa faça a sua escolha de acordo com isso, se assim desejar.

O teste também pode ser chamado de orientação profissional, termo que está mais em voga nos dias de hoje.

• Evolução dos testes vocacionais

Não há dúvida de que esse tipo de teste e principalmente a sua aplicação estão sendo revisados ao longo dos anos para que a eficiência se torne cada vez maior. Hoje em dia, por exemplo, já é colocada em xeque a ideia de aplicar um teste de forma isolada e identificar o perfil profissional de uma pessoa apenas com isso.

A tendência é uma orientação profissional completa, inclusive com várias sessões de atendimento para que o psicólogo tenha mais ferramentas para ajudar a pessoa em conhecer melhor as suas potencialidades.

A palavra “vocação” também está cada vez mais em desuso, dando lugar à ideia de que o mercado de trabalho recebe melhor pessoas que sejam capazes de se encaixar em várias funções.

Anteriormente, os testes vocacionais se dividiam em “humanas” e “exatas”, o que também já não é mais feito, visto que há uma complexidade muito maior do que isso, quando se trata de carreiras e profissões.

• Público-alvo

Os testes vocacionais costumam ser aplicados em grupos de vestibulandos, pois são eles que mais costumam ter dúvidas a respeito da carreira. No entanto, uma pessoa que já está no mercado de trabalho, mas se sente insatisfeita com a profissão que exerce, também pode procurar um teste como esse para se redescobrir. Nesse caso, o teste serve para dar mais segurança a alguém que pretende mudar de atividade profissional, mas ainda não se sente pronto para isso.

• Devo seguir o resultado do teste?

A decisão final a respeito da escolha de uma carreira cabe somente a cada pessoa, portanto, cada um é totalmente livre para optar por uma profissão que não tenha relação alguma com o resultado do teste vocacional.

O teste vocacional vai apenas indicar quais são as profissões que “casam” melhor com o seu perfil, por isso, antes de se decidir, vale a pena pensar com cuidado no resultado do teste.

GD Star Rating
loading...
Teste Vocacional, Nota: 4.6 de 5 com 36 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados