Teste de Vocação

Teste de Vocação

Teste de Vocaçâo

Muitos estudantes ficam em dúvida quando estão em fase de concluir o ensino médio. Muitos optam por seguir a profissão dos pais por acharem que o mercado está competitivo e fazer o que dá segurança pode significar em êxito profissional, outros optam pelo que dá dinheiro, acreditando estarem no caminho certo e possuírem a certeza de aposentadorias gordas, sem maiores preocupações futuras. Porém há os estudantes que estão em dúvida, não sentem satisfação em seguir empregos pré-determinados pelos pais e também não gostam de desenvolver atividades que sejam mais rentáveis.

Para estes alunos a solução está na realização de testes de vocação, estes serão os testes que irão identificar habilidades e a pré-disposição para desenvolver algumas tarefas. Os testes de vocação são muito bem aceitos por alguns por acreditarem que para saber o que se quer é necessário saber do que se é capaz, já outros pensam que esses testes servem para confundir ainda mais a mente dos estudantes por estarem em fase de crescimento e amadurecimento pessoal. Mas seja por um motivo ou por outro a dúvida só é convertida em certeza a partir de uma opinião a respeito e opiniões são baseadas em vivências.

Sobre Os Testes de Vocação

Como descobrir sua vocacao

Os testes de vocação ou vocacionais são utilizados para testar os aprendizados, habilidades e vivências de alunos ou pessoas que estejam querendo ingressar no mercado de trabalho. Os questionários constituem um padrão que a pessoa vai marcando conforme sua simpatia pela pergunta, eles se baseiam em interesses pessoais, atividades desenvolvidas pelo testado e algumas aptidões especiais.

Dentre as perguntas dos testes, geralmente estão os lugares que gosta de frequentar, os tipos de amizade que costuma conquistar, quais tipos de viagens gosta de fazer ou para quais lugares, se admira pessoas inteligentes ou ricas, se prefere trabalhos que dão segurança ou os que dão satisfação, entre outros.

Testes vocacionais

Os testes podem ser desenvolvidos por sites, universidades, colégios e etc. Dentre os profissionais que podem acompanhar os testes pode-se citar psicólogos, terapeutas e até os próprios profissionais de algumas áreas para que sejam relatadas suas experiências de trabalho e da escolha do mesmo. Alguns artigos podem ser citados enquanto o jovem faz o teste, como por exemplo, artigos sobre grandes empreendedores ou grandes empresários que relatam como se deu a trajetória de suas carreiras e as dificuldades encontradas no inicio de suas profissões. Esses artigos ajudam o estudante ou o candidato a ingressar no mercado de trabalho a entender que nem sempre a profissão trará grandes faturamentos no inicio e que para que haja sucesso são necessários dedicação e empenho.

Antigamente

Teste de vocacao na internet

Os testes antigos eram baseados no cálculo do QI dos alunos e as questões eram desenvolvidas com base nas áreas de exatas e humanas. Porém com o passar do tempo os estudiosos foram percebendo que estes quesitos limitavam os dons dos candidatos e faziam com que eles deixassem de lado grandes aptidões como gostar de falar em público ou se dar bem em tarefas de grupo.

Atualmente os testes abrangem muito mais categorias e não somente as categorias de cálculos e escrita, hoje em dia o candidato pode falar do que gosta e ter liberdade para escolher uma opção que reflita sua personalidade, embora ainda sejam considerados falhos os testes de vocação auxiliam muitos novatos na escolha de suas profissões.

Vocacoes 2013 Teste para vocacao

GD Star Rating
loading...
Teste de Vocação, Nota: 3.7 de 5 com 3 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Teste de Vocação"

  1. priscila rossi santos 23/03/2010 às 17:42

    Preciso fazer um teste vocacional.