Sisutec 2013: como funciona e onde fazer a inscrição

links patrocinados

Sisutec 2013: como funciona e onde fazer a inscrição

O Sistema de Seleção Unificada, ou simplesmente Sisu, é um programa criado pelo Ministério da Educação com o objetivo de democratizar e informatizar o acesso ao ensino superior e técnico no Brasil. O programa começou a ser aplicado em 2009, em todo o território nacional. Hoje, uma parcela considerável das instituições de ensino superior adota o Sisu como único meio de acesso a suas vagas, o que é feito através dos resultados obtidos na prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Sisu é organizado através de uma plataforma online, conhecida como Sisutec. Nela, os candidatos podem acompanhar diversas informações relacionadas aos cursos que pretender fazer. Além daquelas instituições que se utilizam integralmente do Sisu para ingresso de alunos, há algumas que utilizam a nota do Enem de maneira parcial, aliada ao vestibular tradicional.

A nota do Enem é o fator que determinará a posição dos alunos nas listas de aprovação dos cursos escolhidos. Quando os alunos se inscrevem no Sisutec, têm de escolher entre dois cursos de graduação, que podem ou não ser da mesma instituição de ensino superior. Estas escolhas podem ser alteradas posteriormente, desde que isso seja feito nos prazos estipulados pelo Ministério da Educação. As instituições que inscrevem seus cursos no Sisutec são responsáveis por definir a nota de corte para cada curso. Para estar apto a concorrer a uma vaga, o candidato deve pelo menos igualar estas notas.

Como funciona o Sisutec

Sisutec 2013: como funciona e onde fazer a inscrição Sisutec 2013

Sisutec engloba informações de alunos e instituições de ensino. Estas devem oferecer dados como cursos oferecidos, notas de corte e quantidade de vagas disponíveis. Hoje, são oferecidas no Brasil mais de 40 mil vagas anuais, de 54 instituições de ensino.

Caso queira, a instituição de ensino pode definir o peso dado a cada questão do Enem para efeitos de pontuação. Este é um recurso importante, pois permite que as instituições avaliem os candidatos priorizando aquelas disciplinas semelhantes às dos cursos em questão. Desta forma, uma graduação em História, por exemplo, pode dar maior peso à prova de Ciências Humanas do Enem.

Sisutec 2013: como funciona

Notas de corte

No Sisutec, as notas de corte são diariamente atualizadas. Contudo, os alunos não devem se preocupar com esta flutuação, que é utilizada apenas para dar uma noção próxima de qual será a nota de corte de fato. Esta, por sua vez, ficará disponível quando o processo de inscrição para os cursos estiver aberto.

Sisutec 2013: onde fazer a inscrição

Onde se inscrever no Sisutec

A inscrição no Sisutec é realizada completamente pela internet. Caso você não seja cadastrado, ao acessar a página oficial do Sisutec será possível encontrar o formulário de inscrição. É preciso preencher todos os dados atentamente, pois eles serão utilizados no momento de sua matrícula em uma instituição de ensino superior.

Sisutec

Matrículas

Se você igualar ou superar a nota de corte do curso desejado, passará automaticamente a compôr a lista de aprovados. Dependendo de sua nota, você pode ser convocado em primeira chamada ou fazer parte da lista de espera. Diversas chamadas podem ser realizadas, até que o número total de vagas esteja preenchido.

Pesquisar
Artigos Relacionados