Sistema Solar

links patrocinados

Sistema Solar

Sistema Solar

O Sistema Solar é um agrupamento de constituições siderais que orbitam o Sol e estão perante o efeito gravitacional. Neste conjunto os maiores corpos são os planetas, onde oito já foram descobertos e nomeados, além de cinco planetas menores. A Terra é um dos planetas que fazer parte deste Sistema Solar. Os planetas mais próximos do Sol são Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Estes são conhecidos como os planetas telúricos, ou seja, terrestres. Os maiores planetas ou planetas gigantes são: Júpites, Saturno, Urano e Netuno, sendo o maior de todos Júpiter, que possui mais de cinquenta satélites naturais. Dos planetas menores ou anões, Plutão é o mais famoso, pois já foi considerado o nono planeta do Sistema Solar, mas foi rebaixado com a descoberta de Éris, planeta de massa similar a de Plutão.

Objetos próximos a Terra

Como funciona o Sistema Solar

O Sistema Solar é enorme e complexo e conhecemos muito pouco de sua complexidade. Muitos asteroides estão espalhados pelo nosso sistema e alguns deles passam próximo ao nosso planeta. A estes objetos é dado o nome de NEO (Near Earth Objectes ou Objetos Próximos da Terra). As chances de um objeto deste colidir com a Terra é pequeno, além de que nossa tecnologia hoje consegue acompanhar um NEO de perto e tomar medidas preventivas para que nada ocorra.

Infelizmente os dinossauros não possuíam esta tecnologia, pois todos foram extensos com o impacto de um asteroide de cerca de dez quilômetros de extensão com a Terra, criando uma imensa cratera, há 65 milhões de anos atrás. Apesar do perigo, estes asteroides podem se tornar fontes ricas de exploração de minério fora da Terra.

Exploração espacial

Estudos sobre o Sistema Solar

Desde o começo da exploração espacial muitos satélites e robôs foram levados a órbita. O primeira satélite lançado, durante a guerra fria, foi o Sputnik I, lançado pela União Soviética. Os Estados Unidos enviou, logo após, o Explorer I, o primeiro satélite norte americano. O primeiro objeto terrestre a colidir com outro corpo celeste foi a Luna 2, na Lua. A primeira sonda passar próximo a outros planetas foi a Mariner 2 e a primeira a pousar em outro planeta a Venera 3. Hoje inumeras sondas orbitam o nosso Sistema Solar. Algumas estão explorando Mercúrio, outras Marte, Júpiter, Saturno e Plutão. O que conhecemos hoje do Sistema Solar é infinitamente mais amplo do que conhecíamos a anos atrás, mas ainda é necessária muita pesquisa para obtenção de novas informações.

Outros Sistemas Solares

Estudos do espaco

Recentemente astrônomos descobriram a existência de um novo Sistema Solar, parecido em certos aspectos com o nosso. Os especialistas acreditam que em breve encontraram outros Sistemas e que alguns podem possuir planetas habitáveis como a Terra.

Isso abre várias discussões e amplia a visão dos moradores do planeta Terra, pois o cosmos é muito maior do que poderíamos imaginar. Este novo Sistema encontrado pelos especialistas de St. Andrews, do Reino Unido, possui dois planetas parecidos com Júpiter e Saturno, que são planetas de grande massa no nosso Sistema Solar. Será que encontraram um similar a Terra?

Planeta terra Exploracao do Sistema Solar

Pesquisar
Artigos Relacionados