Senai BA

Senai BA

SENAI – BA

O SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma instituição nacional privada que tem como principal meta a entrega de suporte a 28 áreas específicas industriais com a devida formação de pessoal qualificado e a prestação de serviços tecnológicos e técnicos. Com programas direcionados para a habilitação profissional, principalmente nos campos da educação, do aperfeiçoamento superior, técnico e de pós-graduação, da qualificação e da aprendizagem, o SENAI é tenta auxiliar profissionais de várias áreas.

História da instituição

Criado no dia 28 de janeiro de 1942, pelo Decreto-Lei 4.048, o SENAI tinha como única renda dois mil réis por empregado das companhias afiliadas a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Contudo, esse sistema foi modificado pelo Decreto-Lei 6.246, do dia cinco de fevereiro de 1944, devido ao aumento no número de arrecadações, chegando a corresponder a 1% do valor geral da folha de pagamento das indústrias. A partir do mês de agosto de 1942, asede nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial passou a ser na cidade do Rio de Janeiro, no entanto o atual prédio da instituição localiza-se na capital federal, Brasília.

Duas pessoas foram determinantes para o desenvolvimento do SENAI: o presidente da FIESP, Roberto Simonsen e o presidente do CNI, Euvaldo Lodi. Nos dias atuais existe cerca de 730 unidades operacionais e mais de 320 pacotes didáticos de educação profissional em 25 diferentes campos de todo o Brasil. O SENAI é um órgão que trabalha em quase todo o território brasileiro, em outros oito países e três instituições do ramo internacional.

Projetos e programas de atuação

Um dos projetos mais reconhecidos no Brasil, desenvolvido pelo SENAI, é a Unidade de Educação Profissional (UNIEP), que foi fundada no ano de 1999. Como a maioria dos programas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, a UNIEP tem como meta a inclusão de pessoas com necessidades especiais, tais como deficientes visuais, auditivos, físicos e mentais, além de pessoas com inteligência acima do normal, em projetos de educação profissional. Outro programa muito bem executado pelo SENAI é o de Ações Móveis (PAM), que objetiva a preparação de pessoas para a produção de exercícios autônomos, como uma forma mais empreendedora de fazer parte do mercado de trabalho. Lançado em 2004, o Educação à Distância é um dos projetos da instituição que possui mais aderência do público, pois estimula o estudo apesar desse estar afastado das cidades e escolas.

Parcerias da instituição

Há muitos anos, várias empresas e organizações não governamentais buscam o SENAI para a aplicação de seus cursos para a capacitação de seus funcionários. Um dos mais conhecidos parceiros do órgão é o Ministério do Meio Ambiente, que fundou o Programa Nacional de Treinamento de Mecânicos Refrigeristas (Proklima), que visa terminas com os CFCs para cumprimento de objetivos propostos pelo Protocolo de Montreal. O Exército Brasileiro é outro parceiro constante do SENAI, que com os kits da instituição conseguiu criar o programa ‘Soldado Cidadão’, objetivando auxiliar os jovens que saem do serviço militar e estão à procura de emprego.

SENAI na Bahia

A sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial na Bahia localiza-se na capital do estado, Salvador. O lugar conta com laboratórios, salas de aula, escolas móveis, kits de estudos e muito mais. O SENAI na Bahia possui parceria com algumas das mais importantes indústrias e empresas brasileiras e internacionais, como a Volkswagen, a Oi, a Siemens, a WEG, a Microsoft, a Ford, a IBM e muitas outras.

Fotos

Confira Fotos sobre Senai BA: Cursos Senai BA Como entrar Senai BA Logo Senai BA Site Senai BA

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados