SENAI 2010

links patrocinados

SENAI 2010

SENAI 2010

SENAI é a sigla do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Esta é uma instituição privada de interesse público no país e não possui fins lucrativos. O principal objetivo do SENAI é oferecer serviço de apoio às 28 áreas industriais brasileiras através da oferta de cursos técnicos para qualificar os trabalhadores, para que estes possam alcançar os seus objetivos dentro das empresas.

A qualificação dos recursos humanos promovido pelo SENAI atua principalmente nas modalidades de aperfeiçoamento técnico, superior, pós-graduação, qualificação, habilitação e aprendizagem. Esses cursos são ofertados tanto de maneira presencial como à distância. Além dessa capacitação profissional, o SENAI também oferece prestação de serviços tecnológicos, como informação tecnológica, serviço laboratorial, design, pesquisa aplicada, consultoria e assessoria.

História SENAI

O SENAI surgiu no dia 22 de janeiro de 1942 através da promulgação do decreto-lei 4.048. A princípio, o SENAI se sustentava com verbas provenientes das empresas que faziam parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Mas dois anos depois o sistema de arrecadação mudou e 1% de tudo o que era pago para os funcionários das empresas era repassado para o SENAI. Atualmente, a sede nacional do SENAI está localizada em Brasília-DF.

Em São Paulo, um dos principais polos do SENAI, a estrutura passou a funcionar no dia 28 de agosto de 1942. Nesse período, dos líderes industriais foram importantes para a fundação do SENAI e do seu fortalecimento perante todos os empresários: Roberto Simonsen e Euvaldo Lodi, presidentes do FIESP e da CNI, respectivamente.
Com 738 unidades operacionais e mais de 300 kits didáticos de educação profissional, o SENAI está presente em todos os estados brasileiros, além de outros oito países e em três organismos de representação internacional.

Projetos e programas do SENAI

Um dos principais projetos do SENAI diz respeito a ações inclusivas de pessoas com necessidades especiais através do programa de educação profissional. Foi criada, inclusive, uma unidade especial para tal, que estabeleceu um amplo atendimento a pessoas com deficiências visuais, auditivas e físicas. Além disso, esse projeto também tem por objetivo inclusão de índios, negros, mulheres e idosos no mercado de trabalhado.

Outro programa interessante do SENAI são as unidades móveis que tem por objetivo levar às comunidades isoladas noções de cidadania e empreendedorismo ao invés de deixarem as pessoas excluídas socialmente e desempregadas. Essa ação é feita através de cursos rápidos em várias áreas de ensino.

O SENAI também oferece certificados de nível de conhecimento para pessoas que nunca cursaram nenhum tipo de curso técnico, mas que com a experiência adquirida na área possuem um alto nível de conhecimento.

Fotos

Senai 2010Senai 2010
Cursos oferecidos pelo SenaiCursos oferecidos pelo Senai
O Senai foi criado em 1942O Senai foi criado em 1942

Cursos Gratuitos Senai 2012

Cursos Gratuitos Senai 2012

Senai é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Ele esta presente em todos os estados brasileiros, com atuação em diversas cidades ofertando espaço de laser, cultura e educação. Um dos principais objetivos da instituição, Senai, é o apoio as áreas industriais através da formação de recursos humanos e oferta de cursos para a capacitação profissional.

O Senai possui cursos em diversas áreas, ou etapas, do aprendizado, sendo oferecidos cursos técnicos, cursos de capacitação, cursos básicos, especialização, graduação e pós graduação. Muitos dos alunos do Senai acabam tendo um aprendizado pratico muito forte, pois a instituição presta alguns serviços técnicos e seus alunos tem assim contato direto com o mercado de trabalho.

Cursos oferecidos

Como os cursos ofertados pelo Senai são divididos por área de aprendizagem ele oferece cursos técnicos que são nas áreas de eletrônica, de Gráfica e Editorial, Mecatrônica, Segurança e Saúde do Trabalho, Têxtil e Vestuário, Alimentos e Bebidas, Construção Civil, Mecânica, Couro e Calçado, Usinagem Mecânica e Estofamento de Móveis.

Na educação superior os cursos oferecidos pelo Senai são o Superior de Tecnologia em Produção Gráfica, Mecatrônica Industrial, Processos Ambientais, Produção de Vestuário, Polímeros, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Processos Metalúrgicos, Eletrônica Industrial e o curso superior de tecnologia em alimentos.

A pós-graduação Latto Sensu do Senai tem cursos de Automação Mecatrônica, Eletroeletrônica e Eletricidade, Gestão de Qualidade, Gráficas e Editorial, Meio Ambiente e Controle Ambiental, Metalmecânica e Metalurgia, Têxtil e Vestuário. O Senai também possui cursos Técnicos em Química, Design de Móveis e de Impressão Offset.

Os cursos profissionalizantes que o Senai oferece são para Funileiro, Operador de Processos Químicos, Transformação de Plástico, Joalheria, Auxiliar, de Logística, Mestre de Obras, Audivisual, Cargas Perigosas, Inspetor de Qualidade e para Desenho Industrial.

Como se inscrever nos cursos Senai

Cada uma das modalidades de cursos oferecidos pelo Senai possui um mínimo de documentação necessária para inscrição. Por exemplo, cursos de pós-graduação são exigidos diplomas de graduação. Consulte o site oficial do Senai para se informar sobre documentação necessária para o curso que deseja se inscrever. EM caso de duvidas entre em contato através do telefone do Senai de sua cidade.

Pesquisar