Secretaria de Educação do Maranhão – MA

links patrocinados

Secretaria de Educação do Maranhão – MA

Secretaria de Educação do Maranhão – MA

Sobre a Educação do Maranhão – MA

A educação é o primeiro passo para que um estado desenvolva. Uma população preparada para o mercado de trabalho garante a concorrência e a melhoria dos serviços e produtos oferecidos. A educação também possibilita que as pessoas trabalhem, evitando a marginalidade e os crimes. Mas para que a educação seja de qualidade, é necessário um governo competente.

Informações Gerais

A Secretaria de Educação do Maranhão tem como missão elaborar, coordenar, monitorar e avaliar as políticas públicas no âmbito educacional, primando pela qualidade do ensino e acesso à educação para todos. A organização dela se divide em Nível de Administração Superior, Nível de Assessoramento, Nível de Execução Instrumental, Nível de Execução Programática, Nível de Implementação de Políticas e Controle.

A Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, criada nos termos do Decreto-Lei nº 1.435, de 30 de dezembro de 1946, reestruturou o Aparelho Administrativo do Estado, criando as Secretarias de Estado dos Negócios do Interior, Justiça e Segurança, da Fazenda e Produção e da Educação e Saúde Pública.

Objetivos

Entre os objetivos da Seduc-MA está orientar, acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis, bem como assessoramento técnico-pedagógico sistemático, no âmbito das escolas e das Unidades Regionais de Educação, com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem. Cabe a secretaria também elaborar políticas e estratégias na área de educação, promover a educação no estado e motivar os profissionais.

Programas e projetos da Seduc-MA

A Seduc-MA desenvolveu vários programas a fim de beneficiar e promover a educação e acultura no estado. Entre os programas existem a Semana da Consciência Negra, Projetos que visam a educação no campo; outros programas voltados para pessoas com necessidades especiais como o projeto Escola Acessível e outros que qualificam os professores; projetos de educação voltado para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar quando criança e adolescente.

Tem também projetos para a Educação Indígena, supervisão de gestão escolar, de programas especiais, gestão educacional e coordenação estadual do PDE; supervisão de bibliotecas escolares, de currículo; projetos para a educação ambiental e tecnologia educacionais, além da supervisão de avaliação escolar.

Onde está

Para se ter acesso a mais serviços da Seduc-MA é só procurar as unidades regionais de Educação. Elas foram criadas com o objetivo de promover a reestruturação administrativa, a descentralização e a gestão participativa no governo do Estado do Maranhão, resultando no aumento do controle social das ações governamentais. Elas estão espalhadas em 19 regiões do estado.

 

Olimpíadas Escolares 2011

Assim como o Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Olímpico Brasileiro, possui estratégias e regras para escolha e definição de locais para realização dos jogos olímpicos escolares. O evento esportivo é o maior evento na área de esportes para jovens.

Até final de 2010 a cidade de Poços de Caldas, no interior do sul de Minas Gerais, era a escolha para sediar as olimpíadas escolares de 2011/2012. As olimpíadas escolares que serão sediadas em Poços de Caldas são para atletas jovens entre 12 e 14 anos. Já os jovens de 15 a 17 anos participam de olimpíadas escolares realizadas em Londrina. As olimpíadas universitárias, conhecido por JUBs, acontecerá na cidade de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Para o ano de 2012 a cidade de Londrina não conseguiu manter sua indicação, pois o prefeito da cidade anunciou não possuir verba para sediar as olimpíadas escolares na cidade em 2012.

As Olimpíadas Escolares são o maior evento estudantil na área de desportos no Brasil. Ela teve inicio em 2005 e reúne milhares de jovens atletas que são alunos das instituições nacionais de ensino.

Como acontece

As Olimpíadas Escolares acontecem em duas etapas que são realizadas em cidades diferentes. Em 2011 jovens de 12 a 14 anos Irão a João Pessoa na PARAÍBA, na região nordeste do Brasil, para disputar competições de atletismo, badminton basquete, ciclismo, futsal, Ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Os jovens que se dirigirão para Joinville no interior de Santa Catarina, na região Sul, irão disputar as mesmas modalidades que os jovens que Irão para a turística João Pessoa, mas em Joinville há competição de taekwondo no lugar do badminton.

Data das Olimpíadas Escolares 2011

A etapa de João Pessoa, PB acontece dos dias 09 a 18 de Setembro de 2011 apenas para alunos da faixa etária de 12 a 14 anos. Já a etapa de Curitiba acontece entre 2 a 11 de Dezembro, com os alunos de 15 a 17 anos.

Durante todos os dias de realização do evento esportivos, atividades educacionais e sociais são desenvolvidas. Para contribuir com desenvolvimento da cultura local e dos jovens participantes.

Até o ano de 2010 muitos jovens já haviam disputado este campeonato. No mesmo ano mais de 2 milhões de jovens participaram das olimpíadas escolares. Para participar as escolas públicas e particulares precisaram antes se qualificar em etapas municipais, passarem para a etapa estadual e então entrar na disputa.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados