Secretaria de Educação de Minas Gerais – MG

links patrocinados

Secretaria de Educação de Minas Gerais - MG

Secretaria de Educação de Minas Gerais – MG

Sobre a Educação de Minas Gerais – MG

Para garantir que medidas essenciais para o desenvolvimento da educação na sociedade sejam cumpridas, os governos estaduais e municipais contam a Secretaria de Educação nas suas estruturas administrativas. Da mesma maneira, o governo federal tem o seu próprio Ministério da Educação para realizar iniciativas nesse setor. Para organizar a educação de Minas Gerais, o estado conta com a sua própria Secretaria da Educação.

Atribuições do setor

Os pontos básicos a serem cumpridos para que a missão da Secretaria de Educação de MG seja atingida são planejar, dirigir, executar, controlar e avaliar todas as medidas que dizem respeito aos segmentos relativos à Educação. A grande importância dessa Secretaria perante o governo é que ela é a responsável por garantir meios que possibilitem a formação da pessoa como cidadã e para ser uma futura trabalhadora.

Ao contrário do que muitos pensam, a Secretaria da Educação não tem somente a finalidade de criar escolas e ter lugar para todos os estudantes. Todos os aspectos que dizem respeito ao bom funcionamento da escola pública também é obrigação da Secretaria da Educação.

Nesse sentido, os uniformes, as merendas, os materias escolares, a contratação de professores, o número correto de carteiras, tecnologia dentro das salas de aulas, entre outras ferramentas, são essenciais para garantir o melhor aprendizado possível aos jovens estudantes.

Dinheiro investido

Ao considerar o grande número de fatores que passa a ser de responsabilidade da Secretaria de Educação, o gerenciamento do dinheiro público destinado a esse departamento deve ser bem avaliado para não cometer enganos na administração. Por isso, a Secretaria de Educação de MG publica no seu site oficial todos os investimentos realizados.

Na página da internet, o internauta pode ter acesso aos números do orçamento geral, do custo avaliado por aluno, o valor da merenda escolar, os gastos com o transporte escolar, verbas destinadas a obras, custos com mobiliários e equipamentos, relação da manutenção e custeio, lista das parcerias e convênios realizados e os recursos destinados às escolas.

Desse modo, quem quiser acompanhar todos os gastos feitos pelo governo de MG no setor da educação pode acessar constantemente o site oficial desse setor específico da administração pública.

Secretaria de Educação de Sergipe – SE

Secretaria de Educação de Sergipe - SE

Secretaria de Educação de Sergipe – SE

Sobre a Educação de Sergipe – SE

A Secretaria da Educação do Estado de Sergipe está localizada na rua Gutemberg Chagas, número 169, na cidade de Aracaju, capital sergipana. O órgão está inscrito sob o CNPJ 13.128.789/0014-18 e a página na internet que é o Portal da Educação.

O atual secretário da educação do estado é Belivaldo Chagas Silva e a ele estão subordinados o secretário adjunto, o Conselho Estadual da Educação, a Coordenadoria de Informática, as Assessorias Jurídicas, de Planejamento e de Comunicação, os Departamentos de Educação Física, Recursos Humanos, Alimentação Escolar, Educação, Inspeção Escolar, de Apoio ao Sistema Educacional e de Administração e Finanças, além da Diretoria de Educação de Aracaju e das Diretorias de Educação 1, a 9.

Números

A Rede Estadual de Ensino do Sergipe abrange 75 municípios e quase 380 escolas, o total de alunos matriculados chega em 203 mil estudantes. Sendo que, desse total, 168 mil estão em ensino regular, 2.800 em ensino normal, 252 em especial, 2275 em escolas profissionalizantes, 520 em escola ativa, 26 mil em EJAs e 1874 nos programas “Acelera” e “Se liga”.

Site

No portal da Secretaria da Educação estão disponíveis algumas seções com informações importantes sobre concursos e seleções para quem estiver interessado em ingressar na carreira pública, documentos e leis pertinentes ao calendário letivo de 2011, à portaria de diretrizes para as escolas, ao repasse de recursos do PROFIN e, ainda, sobre a lei do Piso Nacional do Magistério.

No site, alunos e professores podem fazer uso de portais exclusivos para cada uma de suas necessidades.

Portal do aluno

A página destinada a dar apoio e suporte para os alunos da rede pública estadual é bastante interativa e promove uma boa integração entre o estudante e a instituição de ensino. Os alunos podem conferir seus boletins virtualmente, podem ver os horários da aula e ainda contar com um webmail exclusivo.

Portal do professor

A estrutura do portal do professor é bastante similar, oferecendo diversas informações e dados pertinentes ao professor. O professor pode consultar sobre suas turmas, os horários em que deve dar aulas, atualizar seus dados pessoais, sua ficha funcional, etc. Para os mestres também está disponível um webmail gratuitamente.

Tudo isso graças aos esforços e à eficiência da Secretaria da Educação de Sergipe.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados