Saiba passo a passo tudo o que precisa para realizar a inscrição no Sisu pela internet

links patrocinados

A internet é um mecanismo cada vez mais utilizado para que as pessoas possam realizar diversas atividades de maneira quase que instantânea, sem que sejam necessárias grandes complicações. Atualmente, mais e mais órgãos e instituições estão oferecendo a possibilidade de que as pessoas possam realizar inscrições para processos seletivos pela Internet.

O Sisu é o Sistema de Seleção Unificada

Este programa conta com duas edições semestrais

Saiba mais sobre o Sistema de Seleção Unificada – Sisu

O Sisu, Sistema de Seleção Unificada, é um sistema informatizado do Ministério da Educação. Foi criado pelo Governo Federal e teve a sua primeira edição realizada no ano de 2010. Este programa conta com duas edições semestrais, onde há a participação de instituições públicas de ensino superior de todo o território Nacional. Essas disponibilizam suas vagas para que os participantes tenham acesso.

Desde a sua primeira edição, no ano de 2010, o Sisu se tornou uma importante ferramenta que vem sendo utilizada como parte importante por quase todas as instituições federais de ensino superior do país, assim como os institutos federais igualmente. Ele pode estar parcialmente ou totalmente nos processos seletivos destas instituições e institutos.

Exame do Enem e Sisu

Neste ano, em sua primeira edição, o Sisu teve um número que supera a marca dos dois milhões de inscritos. Esses concorreram a mais de 200 mil vagas que foram disponibilizadas em mais de 5 mil cursos disponíveis nas Universidades Federais e também em institutos de tecnologia.

É importante que o estudante saiba que, para realizar sua inscrição no Sisu, deve ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, da edição anterior à da realização da inscrição no Sisu, ou seja, caso o candidato deseje se inscrever no Sisu de 2015, este deve ter realizado o Enem de 2014. Além disso, o estudante não pode ter tirado nota zero no Exame.

Tendo estes conceitos em mente, o estudante só precisa ficar atento ao período de inscrições de cada uma das edições do Sistema de Seleção Unificada. Vale lembrar também que caso o candidato tenha participado da edição para concorrer às vagas do primeiro semestre no Sisu, pode também participar do processo seletivo para concorrer às vagas que serão disponibilizadas na edição do segundo semestre.

O estudante deve ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio

O que preciso fazer para me inscrever no Sisu

Para os candidatos interessados em participar do Sisu, basta que acessem o site do programa na internet para que a inscrição seja realizada. Não há nenhum outro meio para que a inscrição seja realizada e não há cobrança de taxa para a realização da inscrição. No ato do preenchimento, o estudante deve informar o número de inscrição e também a sua senha do Enem do ano anterior. Caso tenha perdido essas informações, é possível descobrir seguindo o passo a passo do sistema.

Prosseguindo com o processo de preenchimento do cadastro, o candidato deve optar por duas opções de cursos que mais lhe agradem. Essas opções devem ser realizadas na ordem em que o estudante gostaria de ser chamado, além disso, o aluno deve informar também por qual modalidade estará concorrendo às vagas, já que existem vagas destinadas aos cotistas.

O candidato deve optar por duas opções de cursos que mais lhe agradem

Resultado Sisu e inscrição nas universidades e faculdades

Seguindo todos estes passos, a inscrição é realizada com sucesso e basta que o estudante aguarde pelo resultado que será divulgado, em geral, em apenas uma chamada para que estes possam ter as informações de como devem realizar suas matrículas nas instituições correspondentes, caso sejam selecionados.

Basta que o estudante aguarde pelo resultado

Pesquisar
Artigos Relacionados