Saiba como você pode realizar a consulta de sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio

links patrocinados

Todos os anos centenas de milhares de estudantes fazem o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, já que este é o primeiro passo para quem deseja concorrer a vagas em universidades que utilizam o sistema. Sendo assim é através das notas e resultados obtidos no Enem também que o candidato, caso atinja o rendimento necessário, pode ingressar em programas do governo como Sisu, Sisutec e ProUni.

O exame

ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio
A prova é realizada todos os anos

Com isso, a cada ano que passa os estudantes se preparam mais e mais para este exame. Mas o que muitos não sabem, seja por estarem prestando a primeira vez ou por não terem tanta familiaridade ou ainda muitas vezes por não terem acesso a internet, é como fazer para ter acesso as notas do exame, quando estas são divulgadas. E é exatamente por este motivo, que neste texto iremos abordar por quais meios os estudantes podem obter suas notas no Enem, para que assim possam saber como foi o seu rendimento na prova e com isso tomem conhecimento dos próximos passos que devem ser seguidos, seja para ingressar em um dos programas do governo ou para dar segmento aos estudos cursando o ensino superior.

Página do ENEM

Para que o estudante verifique o resultado do Enem é necessário acessar a página do exame na internet. No portal, ele deve informar o número do seu CPF ou então de sua inscrição. É necessária também a digitação de uma senha de acesso, para que este possa ser direcionado para a página onde constam os resultados e notas. Por esse motivo, é importante que o estudante saiba que esta senha deve ser cadastrada no momento em que o candidato realiza sua inscrição para realização do Exame.Sem esta senha fica impossível ter acesso ao portal onde constam as notas.

Para conferir suas notas, é necessário que o estudante acesse a página do INEP

Documentos

É importante lembrar que o estudante deve ter consigo, no momento da consulta, o número do seu CPF ou o número do cartão de inscrição do Enem. Além disso, o candidato precisa saber que as notas sempre são divulgadas pelo Inep e estas serão disponibilizadas para os estudantes no site do Enem na internet. Caso o candidato não tenha a sua senha ou tenha esquecido a mesma, não é preciso ter desespero, porque há uma opção no site que permite que o aluno recupere a senha que foi feita, basta que este apenas confirme alguns dados solicitados pelo site.

Com a nota do ENEM, o candidato pode se inscrever no SISU

Notas anteriores

Vale lembrar também que os estudantes podem acompanhar o rendimento nas provas do Enem e comparar com as edições anteriores, desde que estas tenham sido realizadas após a edição de 2009. Os candidatos que desejarem podem imprimir o comprovante com o resultado. Ao entrar no sistema, o estudante encontrará 5 notas cadastradas, sendo uma para cada disciplina e mais a nota obtida na redação do exame. A separação das notas por disciplina facilita a consulta e também permite que o aluno verifique a porcentagem de acertos em cada uma delas. Tendo como base esses conceitos, basta que o candidato aguarde a divulgação das notas e acesse o sistema na internet, já que por meio de poucos cliques este pode ter acesso as informações que deseja saber sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

É no sistema do SISU que o estudante confere se foia aprovado em algum curso

Pesquisar
Artigos Relacionados