Resenha – o que é e como fazer uma resenha

Resenha – O que é como fazer resenha

Existe uma infinidade de tipos de texto diferentes: dissertação, narração, descrição, resenha, resumo e inúmeros outros, sendo que cada um tem um propósito e uma estrutura diferente. Para nós, falantes da Língua Portuguesa, é muito importante conhecer essas diversas formas de compor um relato e dominar as técnicas para produzi-las. Você vai saber agora o que é e como fazer uma resenha, bem como as principais características desse tipo de texto.

O que é uma resenha?

Trata-se de um tipo de texto por meio do qual o autor produz uma descrição e uma análise a respeito de uma obra ou de um acontecimento. Como obra, podemos entender livros, peças de teatro, filmes, musicais e outras. Já o acontecimento, nesse caso, tem um cunho mais cultural, abrangendo exposições e feiras de livro, por exemplo.

A resenha tem como objetivo apresentar aquele objeto a respeito do qual se refere para o leitor, de uma forma sintetizada, apontando suas características. Pode ser uma forma de convidar o leitor a conhecer tal objeto de maneira integral, mas não necessariamente tem uma função. Você provavelmente já leu uma resenha de um filme, por exemplo, ela trazia uma síntese do enredo e apontava outras características relevantes.

Necessariamente, a resenha precisa ter embutido um juízo de verdade ou de valor (você verá a seguir a diferença entre eles).

Tipos de resenha

Resenha descritiva: É também conhecida como resenha técnica ou científica e prioriza o julgamento de verdade. O que significa isso? Que, nesse tipo de resenha, são analisados os pensamentos do autor daquela obra, suas ideias. Isso é explorado em meio à descrição da obra.

Resenha crítica: essa é uma resenha mais detalhada do que a anterior e a análise é feita a partir de julgamento de valor, ou seja, levando em conta elementos como a forma, a estética e o estilo daquele objeto sobre o qual está sendo escrito. Nessa resenha, é comum que quem a escreve referencie outros autores (além do que produziu a obra resenhada), que falam sobre o mesmo assunto, para ter mais sustentação.

Como produzir uma resenha?

Antes de mais nada, é preciso conhecer muito bem o objeto da resenha, seja um livro, filme ou qualquer outro material. Dependendo do caso, também será necessário consultar outras fontes para complementar o entendimento sobre o tema. A resenha deve ser escrita sempre em terceira pessoa.

É preciso apresentar um resumo da obra, destacando seus pontos principais, que servirá como base de fundamentação para a resenha. Depois, será necessário escolher uma ou algumas ideias e se debruçar sobre elas, emitindo um juízo de valor ou de verdade a respeito. Normalmente, esse juízo é colocado junto ao texto, ou seja, na medida em que você descreve a ideia, já se posiciona sobre ela.

Se não houver esse juízo de valor e nem de verdade, o texto não será uma resenha, mas um resumo.

Elementos obrigatórios

Além do que já foi citado, existem mais alguns detalhes que não podem faltar em uma resenha: título, autor (com uma brevíssima descrição sobre ele), local de publicação, editora, ano. Aquelas informações que são comumente colocadas em referências bibliográficas, aparecem na resenha também.

A estrutura da resenha fica a critério de que a escreve. Normalmente, primeiro é colocada a identificação do autor e da obra, depois o resumo e assim o texto segue, mas inverter essa ordem clássica não representa nenhuma transgressão.

GD Star Rating
a WordPress rating system
Resenha - o que é e como fazer uma resenha, Nota: 4.2 de 5 com 35 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados