Resenha – o que é e como fazer uma resenha

Resenha – O que é como fazer resenha

A partir do momento em que um estudante do ensino médio consegue conquistar uma vaga em uma instituição de ensino superior, as referências de trabalhos teóricos que devem ser entregues aos professores mudam completamente. Enquanto antes as obrigações giravam em torno dos deveres de casa, redações, entre outras atividades, a universidade exige uma dedicação maior do aluno.

Variedade de textos

Entre as diversas modalidades de trabalhos que podem ser exigidos no ensino superior, um dos mais populares é aqueles conhecido como resenha. Além da própria divisão dentro da categoria dos trabalhos possíveis, a resenha também pode ser dividia em subtópicos. Cada um se aplica à disciplina em que for exigida e ao tema do assunto.

No caso, é muito comum encontrar resenhas científicas. Esse modelo valoriza a discussão teórica sobre assuntos que estejam dentro do campo do conhecimento da academia, ou seja, das pesquisas nos mais diversos campos do conhecimento. No caso do jornalismo, por exemplo, uma resenha científica pode ser sobre a análise da recepção de determinado conteúdo publicado por um meio de comunicação.

Ao mesmo tempo, a resenha cultural visa falar sobre alguma produção artística específica. Nesse sentido, a resenha pode ter fins de divulgação, crítica, análise, entre outras características, mas tem a liberdade de ser mais “solta” e flexível”.

Conduta acadêmica

Por existirem várias opções de resenhas que podem ser exigidas pelos professores universitárioos, o primeiro passo para escrever uma resenha é saber exatamento qual é a proposta. A partir disso, o aluno deve seguir os passos estabelecidos como padrão das avaliações. Além disso, o aluno deve ter em mente que cada professor tem um estilo próprio e valoriza alguns pontos em detrimento de outros.

No caso da resenha científica, por exemplo, ao aluno deve identificar o tema, objeto, problematização, e argumentar com outros autores para chegar à uma conclusão sobre o assunto. Vale incluir autores que critiquem a ideia apresentada para ampliar o debate apresentado.

Em contraponto, a resenha cultural tem como base um produto específico. No caso de um filme, por exemplo, o autor pode falar sobre o diretor, características recorrentes, direção geral, direção de arte, escolha da trilha sonora, atuação, além de todos os outros aspectos da produção cinematográfica.

GD Star Rating
loading...
Resenha - o que é e como fazer uma resenha, Nota: 4.1 de 5 com 34 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados


1 comentário em "Resenha – o que é e como fazer uma resenha"

  1. Francisca 18/03/2010 às 16:34

    Adorei as explicações, facilitaram meu entendimento.