Reciclagem – confira tudo sobre a reciclagem

Reciclagem

Reciclagem

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais com o intuito de economizar ou evitar o desperdício, poupando o meio ambiente. O que já foi utilizado, antes era considerado lixo. Atualmente, com a popularização da reciclagem, pode servir para diferentes funções, dependendo do material, da criatividade e do dinheiro a ser investido.

Na prática do cidadão comum, a reciclagem pode ser: reaproveitar uma embalagem de determinado produto, reutilizar papéis como rascunho, encher uma garrafa de água de um bebedouro ao invés de comprar uma nova e assim por diante. São ações pequenas, mas que se forem feitas de modo consciente por todos, pode diminuir os malefícios ao meio ambiente.

No caso das empresas de grande escala, a filosofia é completamente diferente. De uma forma ou de outra, essas indústrias estão prejudicando a natureza (alguns exemplos podem ser a contaminação água de pura ou a produção de gases poluentes). Por isso, é importante que haja uma conscientização sobre esses impactos e, principalmente, algum projeto para diminuí-los. Uma forma de fazer isso é utilizar tecnologias mais novas, que geralmente já tem a característica sustentável em mente: utilizar lâmpadas fluorescentes, reutilizar água para limpeza, controlar os poluentes soltos na atmosfera com filtros. O objetivo é ter um impacto menor e controlado.

Importância

O processo de reciclagem diminui a produção de lixo e, consequentemente, o armazenamento de toneladas de dejetos que ficam em aterros sanitários. Os aterros possuem capacidade limitada, além de levarem anos para terem determinadas áreas reutilizadas. Outra questão crítica é o fato do acumulo de lixo produzir um líquido tóxico que pode contaminar lençóis freáticos, caso a substância entre em contato com a água e ainda afeta rios e lagos.

A produção de um produto novo consome matéria prima – que, em alguns casos, pode nunca mais ser substituída (caso do petróleo, que demora milhares de anos para se formar). A reutilização do material evita esse processo, pois inclui algo que já explorou a matéria prima – é um produto secundário.

A reciclagem contribui muito para a economia, seja do consumidor ou do produtor ou do trabalhador envolvido no processo. Uma cooperativa de catadores, por exemplo, emprega um número muito maior de pessoas do que um aterro. A diminuição das toneladas de lixo também resulta na economia de gastos públicos municipais, que precisa ser responsável pelo local em que os resíduos serão armazenados. Para o consumidor, o ato de reciclar significa não precisar comprar, o que obviamente afeta diretamente no bolso do cidadão.

Tipos de reciclagem

Antigamente, parecia que pouca coisa poderia ser reaproveitada em se tratando de reciclagem. A ideia era de que o produto reciclado seria de baixa qualidade. Hoje em dia, entretanto, é possível reciclar o papel (que pode virar um novo caderno), o alumínio (que é derretido e transformado em uma nova embalagem – e pode ser reciclado infinitamente), o vidro (também é derretido e dá origem a outro produto) e plástico (ao ser derretido, pode ser usado como combustível ou ingrediente para produtos químicos).

Além desses materiais, já é possível reciclar:
– Baterias: retira o produto de circulação (evitando a contaminação tóxica nos aterros) e pode ter algumas propriedades reutilizadas, como o Carbono e o Zinco.
– Lixo tecnológico: nesse caso, a ideia é reutilizar peças de diferentes produtos que não funcionam mais ou foram jogados fora por serem considerados ultrapassados.

Fotos

Confira Fotos da Reciclagem – confira tudo sobre a reciclagem:

Produtos feitos com material recicladoProdutos feitos com material reciclado
Produtos recicladosProdutos reciclados
Coleta seletivaColeta seletiva

GD Star Rating
loading...
Reciclagem - confira tudo sobre a reciclagem, Nota: 4.5 de 5 com 282 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados