Qualidade na educação

links patrocinados

Qualidade na educação

Qualidade na educação

Há muito tempo se discute a melhoria na educação brasileira. Mesmo o Brasil sendo um país em franco crescimento os números na educação são desatrosos. Segundo o Programa de Avaliação de Alunos o (PISA) o Brasil ocupa a 53ª posição na educação entre 65 países.

Sem dúvida a educação é um dos fatores mais importantes para o crescimento e desenvolvimento de um país, mas infelizmente o que as pesquisas mostram que a educação no Brasil só deixa a desejar. Escolas sem estruturas e professores com baixos salários, alunos sem merenda escolar.

Países como a Coréia do Sul, que faz grandes investimentos na educação e comemora o rápido crescimento do país. Sem falar no Japão que é uma das grandes potencias mundiais que investe milhões na educação.

Pesquisa na educação Brasileira

De acordo com IBGE mesmo com o programa que incentivou 98% de matrículas nas escolas de crianças de 6 a 12 anos, 731 mil crianças não freqüentam as salas de aulas.

O IBOPE ainda revela um número ainda mais vergonhoso, 34% dos estudantes que chegam ao 5º ano não conseguem ler. A pesquisa ainda mostra que 20% dos adolescentes que terminam o ensino fundamental nos grandes centros não dominam o uso da escrita e nem da leitura.

Sobre o IDEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estados e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira o (Inep), é um identificador da educação nas redes públicas e privadas de todo o Brasil, e tem como objetivo pesquisar o rendimento escolar, como as taxas de aprovação, reprovação, abandono e as médias de desempenho na Prova Brasil, que analisa a cada dois anos as aptidões em matemática e português dos alunos do 5º e 9º das escolas públicas.

Números do IDEB

De acordo com o IDEB o Brasil superou as metas da educação propostas pelo MEC para serem alcançadas em 2011 no ensino fundamental e igualou a meta pretendida para o ensino médio.

Na mesma pesquisa realizada em 2011 e divulgada em 2012 mostram que 39,2% dos municípios brasileiros tiveram índice abaixo da meta esperada para o ensino fundamental.

Claro que existem diversos fatores que prejudicam a educação de um país, no Brasil o que se pode observar é a total falta de estrutura em muitas escolas. Pesquisa realizada pela Unesco revela que metade dos alunos que estudam em áreas rurais vão a escolas com péssimas e em más condições.

Na mesma pesquisa foi constatado que mais de 10% dos estudantes brasileiros vão a escolas que não tem água potável.

O Brasil precisa de políticas públicas que valorizem principalmente os professores com capacitação e melhores salários, pois assim poderemos ter um ensino de qualidade. Aquele que valoriza e respeita um professor respeita o futuro do país.

Mas para que a mudança e a melhora da educação brasileira aconteçam é necessário modificações no pensamento político, tendo a educação como uma prioridade.

Fotos

Confira Fotos sobre Qualidade na educação:

O que fazer Qualidade na educação Como melhorar Qualidade na educação Educação de Qualidade Vantagens Qualidade na educação

Pesquisar
Artigos Relacionados