ProUni 2009

links patrocinados

ProUni 2009

ProUni 2009

O Governo Brasileiro está buscando, desde 2004, criar opções para que estudantes de todo o país tenham acesso ao ensino superior. Além das cotas para as universidades federais e estaduais, foi criado o Programa Universidade para Todos, popularmente conhecido por ProUni . Este programa trata-se de um plano de bolsas de estudos parcial ou integral, em instituições particulares, para cursos de graduação superior.

O ProUni é dirigido para estudantes que completaram o Ensino Médio nas redes públicas de ensino ou nas escolas particulares, porém em condições de bolsistas. Ademais, o programa leva em conta a renda familiar, que não pode ultrapassar três salários mínimos.

Para que um aluno possa se candidatar a uma vaga do ProUni é necessário que faça a prova do ENEM.

Entenda a relação entre o ProUni e o Enem

Prouni

Os candidatos que pretendem conseguir o benefício do ProUni, devem, obrigatoriamente, realizar sua inscrição no exame e obter nota superior a 450, além de não zerar a redação. O resultado do exame é usado como critério para distribuir as bolsas de estudo, ou seja, quanto melhor for o desempenho do aluno no Enem, mais fácil ficará para conseguir a bolsa.

Entretanto é importante que o aluno fique atento as demais exigências do ProUni para tentar concorrer a vaga: apenas os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, os bolsistas integrais de escolas privadas e os deficientes físicos estão aptos a participar do programa de bolsas de estudos.

Cadastro Prouni 2009

Em caso de empate nas médias do Enem, o desempate dos candidatos será de acordo com: a melhor nota na redação; depois a melhor nota em linguagem, código e suas tecnologias; por terceiro valerá a nota de matemática e suas tecnologias; o próximo critério será a melhor nota em ciências da natureza; e, por fim, a melhor nota em ciências humanas.

Escolha das universidades e o ProUni

A escolha da instituição superior que o candidato irá cursar fica a critério do próprio estudante. Porém alguns cuidados devem ser levados em consideração, por exemplo:

Os candidatos devem escolher as faculdades que participem do programa de bolsas de estudos. Também, devem ficar atentos as exigências de conhecimento preliminar do curso.

Prouni 2013

Se, por acaso, o aluno optar por um curso que não possa ser realizada a matrícula, o estudante tem a bolsa de estudos cancelada.

Bolsa Permanência

Os beneficiários integrais do ProUni, podem solicitar a Bolsa Permanência, que trata-se de um benefício financeiro para custear as despesas educacionais do aluno.

Apenas os estudantes que estejam inscritos em cursos no modelo presenciais com no mínimo de seis semestres de duração, poderão participar do processo seletivo.

A seleção é realizada mensalmente e o aluno que garantir o benefício, deve providenciar a abertura de uma conta bancária nos Bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal para receber o dinheiro.

A bolsa será encerrada quando: o aluno pedir transferência do curso atual; em casos de utilização da bolsa para outros fins que não o acadêmico; falsidade nas informações passadas para adquirir a bolsa; e por solicitação do estudante em questão.

Para saber se você tem direito a Bolsa Permanência procure a secretária de sua instituição educacional.

Prouni Enem Prouni no Brasil

Pesquisar