Protesto de Cheque

links patrocinados

Protesto de Cheque

Protesto de Cheque

Sobre o Protesto de Cheque

Enquanto a economia brasileira cresce e o crédito é facilitado, o número de pessoas que acabam não conseguindo pagar as contas também aumenta. Em 2010, o índice de inadimplentes foi de apenas 5,7%. Apesar de baixo, a taxa não é tão animadora, já que muitas das dívidas contraídas em 2010 irão se refletir agora em 2011. E se engana quem pensa que o cheque é a maneira mais fácil de não ter o nome ‘sujo’ na praça.

Como em qualquer outro tipo de pagamento (cartão de crédito, por exemplo), o credor tem uma segurança de que receberá a dívida no cheque. O que acontece muitas vezes é que o cheque está sem fundos, ou seja, o portador do cheque não tem o saldo na conta e, portanto, o valor não tem como ser pago.

Neste caso, a loja geralmente tenta entrar em contato com a pessoa, avisando do problema. Mesmo assim, existem casos em que o pagamento ainda não é realizado, já que é comum a pessoa estar endividada e não ter como honrar o compromisso. É aí que entra o protesto do cheque.

Como funciona o Protesto de Cheque

De uma maneira simples, o protesto do cheque é uma maneira mais rápida de o credor receber o valor da dívida, seja ela um título ou um documento. Portanto, nãoé somente o cheque que é protestado, mas também título de condomínio, duplicata, letra de câmbio, contratos, sentenças, notas promissórias, etc.

É claro que o devedor não tem obrigação de pagar a dívida protestada, porém o seu nome ficará negativado até que o valor seja pago. Assim que isso acontecer, o credor autoriza que o nome seja retirado do SCPC.

Mas também vale um lembrete: apesar de o devedor não ser obrigado a pagar, o credor tem o direito de entrar com uma ação na justiça para receber o valor da dívida. O credor pode apelar para o juizado especial (que não necessita de advogado) se a dívida for de até 20 salários mínimos e tem que entrar na justiça comum (que precisa de advogado) se o valor for maior.

Portal do servidor SC: como emitir contracheque

Os servidores públicos de Santa Catarina possuem uma nova ferramenta para consulta aos principais dados de RH e outros tipos de serviços: é o Portal Servidor SC. Emitir contracheque , consultar comprovantes de rendimentos, controle de processos, dados cadastrais, entre outras facilidades, agora estão mais simples e mais acessíveis.

Portal do servidor SC: como emitir contracheque – saiba mais

Portal do servidor SC: como emitir contracheque Portal do servidor SC

Todos os servidores de Santa Catarina podem acessar o Portal Servidor SC, até mesmo de casa. Basta que tenha um computador conectado a internet.
Falaremos mais sobre o Portal Servidor SC e, também, como emitir contracheque no portal. Tudo para que você saiba exatamente como proceder e obter as informações necessárias.

Confira Portal do servidor SC: como emitir contracheque

Serviços do Portal Servidor SC

Ser um servidor público é o sonho de muita gente por ai, inclusive os mais jovens. Estas pessoas são atraídas por altos salários, estabilidade no cargo e benefícios que só o governo pode dar. Em Santa Catarina não é diferente e as centenas de servidores precisavam ter uma ferramenta que facilitasse a consulta dos dados.
Por conta disso e das tendências de informatização dos sistemas de consulta aos servidores a nível nacional, o poder público disponibilizou o Portal Servidor SC. Entre os serviços já citados, há ainda a possibilidade de consultar dados sobre outros concursos públicos, o cronograma de pagamentos de salários, a escala de serviço dos servidores e, principalmente, emitir o contracheque.
Na verdade, o contracheque é um documento muito importante na vida de um empregado, seja ele do ramo público ou privado. É pelo contracheque que podemos ter acesso a todas as informações sobre nosso salário e nossos benefícios. Além disso, o contracheque é um importante comprovante de renda, tão solicitado na hora de fazer empréstimos, abrir conta em bancos ou financiar uma casa ou carro.

O que é Portal do Servidor

Como emitir o contracheque no portal do servidor SC

Para emitir seu contracheque no portal do servido SC, você precisará ter um cadastro, que consiste em uma senha criada para acesso ao sistema. Para consultar e emitir o contracheque basta inserir seu CPF e senha e acessar seu perfil no sistema. O próprio sistema gera o contracheque automaticamente e você pode imprimir o documento se quiser.
O acesso ao contracheque pelo Portal Servidor SC evita transtornos como perda do documento pela empresa, o que acontecia com frequência quando o documento era entregue pessoalmente pelo departamento de pessoal. Quase sempre era impossível tirar uma segunda via do documento, pois o procedimento é custoso.

Para que serve o Portal do Servidor

Facilidades das novas tecnologias

Os portais de servidores espalhados pelo Brasil são uma clara evolução nos sistemas de consulta de dados pelos empregados das grandes empresas. Atualmente, outras empresas de grande porte, mesmo do setor privado já disponibilizam a emissão do contracheque por meio de uma intranet.
E não são só estes dados que podem ser consultados. Algumas empresas disponibilizam a consulta de dados financeiros da empresa, como consulta da participação nos lucros, entre outras coisas.
A evolução tecnológica mostra que também atinge os trabalhadores e seus efeitos são vistos em diversas áreas do trabalho. Por isso, se você é funcionário público de Santa Catarina, não deixe de consultar e emitir seu contracheque no Portal Servidor SC!

Pesquisar
Artigos Relacionados