Cheque Motivo 21

links patrocinados

Cheque Motivo 21

Cheque Motivo 21

Você já teve um cheque devolvido? Neste artigo você vai aprender sobre o cheque motivo 21, o que é e quais as providências que você pode tomar para este caso.

Devolução de Cheques

Receber valores em cheques tem sido cada vez mais raro. Mas ainda é uma forma de pagamento muito utilizada no Brasil. Muitas empresas preferem receber em cheques e muitas pessoas o fazem a vida inteira sem ter nenhum problema relacionado.

Quando fazemos um pagamento em cheques temos vantagens, já que se ele for pré-datado, ou seja, se a data para depósito estiver mais para frente da data da entrega do produto, podemos sustá-lo caso aconteça algum problema. Por exemplo, podemos sustar o cheque caso o produto não nos seja entregue, podemos sustar um cheque caso ele seja roubado antes de ser depositado pela pessoa certa ou diversos outros motivos.

Para sustar um cheque basta ligar para o banco, passar os dados como número do talão, número do cheque, valor e motivo e pronto.

Um cheque também pode ser devolvido por alguns erros. Às vezes o banco desconfia que a assinatura não está de acordo com o da pessoa, quando foi preenchido de forma errada, ou outros motivos.

<

Motivos para devolução de cheques

Existem infinitos motivos para a devolução de cheques. O Banco Central tem uma lista de códigos para os mais diferentes motivos de devolução de cheques. Os códigos são separados por classificação e motivo. As classificações vão de I a VI e dentro de cada classificação há a numeração dos motivos.

As classificações de devolução de cheque são:

I – Acontece quando o cheque volta porque não há fundos na conta;
II – Impedimento ao pagamento;
III – Cheque com irregularidade;
IV – Apresentação indevida
V – Emissão indevida
VI – A instituição financeira emite este tipo, conforme sua necessidade

<

Motivo 21 para devolução de cheque

Mas afinal, o que acontece para que um cheque seja devolvido no motivo 21? Ora, o motivo 21 está dentro da classificação de número II. Ou seja, houve aí algum impedimento ao pagamento do cheque. O motivo 21 acontece quando a pessoa que passou o cheque pediu para que ele não fosse depositado, ou seja, a pessoa sustou o cheque. É chamado também de contraordem.

<

O que fazer nestes casos?

E se você recebeu um cheque e quando foi depositar ele retornou com o motivo 21? O que você deve fazer nestes casos?

Pois bem, sabemos que o cheque é uma forma de pagamento, mas que prescreve. Quando recebemos um cheque e ele retorna pode dar uma grande dor de cabeça. A primeira medida que você deve tomar é entrar em contato diretamente com a pessoa que lhe passou o cheque. Telefone e explique que o cheque foi devolvido. A pessoa vai precisar lhe dar um bom motivo para que você aceite. Solicite um novo cheque ou o pagamento de outra forma.

Caso a pessoa passe outro cheque que retorne, ou ela se recuse a fazer o pagamento para você, entre com uma ação judicial, pois sustar um cheque não evita com que a pessoa receba. Aliás, é uma prova bastante cabal de que você não recebeu o pagamento combinado e que a pessoa simplesmente sustou o cheque.

Aliás, se a pessoa se recusa a pagar por um serviço que recebeu, a atitude correta é entrar logo com uma ação. Com certeza você ganhará e poderá cobrar a dívida.

GD Star Rating
loading...
Cheque Motivo 21, Nota: 4.7 de 5 com 57 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados