Cheque Motivo 21

Cheque Motivo 21

Cheque Motivo 21

Sobre o Cheque Motivo 21

Pagamento com cheque, diferente do que possa parecer, é um pagamento a vista, como se fosse em dinheiro ou cartão. Porém os hábitos comerciais de nossos tempos modificaram esta forma de pagamento dando a ela outra característica.

Pela facilidade da compra efetuada com cheque, alguns golpes podem acontecer, e acontecem como é exemplo de um cheque quando apresenta o motivo 21, que é na verdade devolução por suspensão de pagamento.

Normalmente quando um cheque não pode ser aceito pelo banco ou instituição financeira ele volta apresentando um motivo pelo qual está sendo devolvido. E o motivo 21 será alvo de nossa discussão.

Saiba mais sobre o Cheque Motivo 21

É muito comum ouvirmos a expressão ‘cheque sustado’. Essa na verdade é uma expressão usada para indicar que o pagamento do cheque foi suspenso. Ao contrário de outras devoluções, como é o caso do cheque sem fundos, esta devolução tinha fundos para cobrir o valor do cheque, mas o emitente (quem passa o cheque) não autorizou o pagamento do cheque (mesmo este ser considerado uma ordem de pagamento).

Recebi Cheque Motivo 21 o que fazer?

Se você for vítima de um cheque com devolução por motivo 21 veja como deve prosseguir. Em primeiro lugar procure um advogado de sua confiança, este é o profissional que sabe lidar com este tipo de situação, pois certamente ele entrará com ação de execução do cheque, e se for o caso o emitente do cheque poderá até ser responsabilizado criminalmente.

Dependendo do caso, mais exatamente do valor do cheque, não é compensador entrar com ação judicial, pois os custos da atividade jurídica pode finalizar igual senão maior que o valor devido pelo cheque, então um acordo pode ser a melhor saída. Como se diz popularmete, ‘sai mais caro o molho que o peixe’. Por isso sempre consulte um profissional antes de tomar qualquer decisão.

GD Star Rating
loading...
Cheque Motivo 21, Nota: 4.7 de 5 com 53 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados