Pronatec: cursos para portadores de deficiência

links patrocinados

Pronatec: cursos para portadores de deficiência

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado em 2011 pelo Governo Federal. Seu objetivo é democratizar e expandir a oferta de cursos com caráter profissional e tecnológico para jovens brasileiros. Os cursos do Pronatec são oferecidos em nível médio, presencialmente ou à distância. O ensino médio tradicional, desta forma, é articulado com a educação profissional, o que aumenta consideravelmente as chances de que os alunos conquistem uma vaga no mercado de trabalho. O público-alvo dos cursos do Pronatec são jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Como funciona o Pronatec

Pronatec: cursos para portadores de deficiência Pronatec

Pronatec é articulado por dois grandes grupos: as instituições ofertantes e as demandantes. As primeiras são as responsáveis por oferecer os cursos, enquanto as segundas são aquelas que selecionam e encaminham os futuros alunos. Dentre as instituições ofertantes estão órgãos como Senac e Senai. Os demandantes, por sua vez, incluem secretarias estaduais de Educação, Ministério da Justiça, do Desenvolvimento Social e outros.

Cursos para portadores de deficiência

Vagas do Pronatec para 2014

Estima-se que, somente em 2014, o Pronatec oferecerá mais de oito milhões de vagas em todo o Brasil. Muitos estudantes têm dúvidas sobre o processo de inscrição no programa. Isso acontece porque o Pronatec engloba dezenas de iniciativas, o que impossibilitou a criação de um sistema único de inscrições. Contudo, é fácil encontrar as instituições ofertantes em sua cidade.

Confira Pronatec: cursos para portadores de deficiência

Como encontrar as vagas

O primeiro passo para encontrar as empresas ofertantes do Pronatec em sua cidade é acessar o site oficial do programa. Em seguida, você terá duas opções: Cursos Técnicos e Cursos de Qualificação. A primeira opção é voltada para estudantes do Ensino Médio, enquanto a segunda tem como público-alvo os jovens e trabalhadores em geral.

Em qualquer uma das escolhas, você será direcionado para um formulário de busca de vagas. Basta informar seu estado, cidade, escolaridade e a instituição ofertante. Caso algum dos cursos disponíveis desperte seu interesse, clique na opção “Inscreva-se”. Caso você ainda não tenha se cadastrado na página do Pronatec , informe os dados solicitados para a criação da conta.

Pronatec: cursos para portadores de deficiência - vagas

Vagas para portadores de deficiência

Em 2012, o Pronatec reservou cerca de 20 mil vagas para portadores de deficiência. Estima-se que, em 2014, este número poderá chegar à marca de 150 mil vagas. A ação é feita em parceria com o programa Viver sem Limite, que tem como objetivo a inclusão e autonomia de portadores de deficiência.

Além das vagas reservadas, os portadores de deficiência também podem se inscrever normalmente nas vagas universais. Contudo, se a intenção é mesmo realizar a inscrição como portador, o ideal é procurar quais vagas estão disponíveis em sua cidade. Isso pode ser realizado através do contato com as instituições ofertantes, como Senac e Senai. É importante ressaltar que não há a criação de turmas específicas para portadores de deficiência, pois o programa Viver sem Limite tem como objetivo promover a integração e inclusão. Se você quer mais informações sobre as vagas do Pronatec, acesse a página oficial do programa.

Pesquisar
Artigos Relacionados